• Embaixada dos EUA exige perfis abertos em redes sociais para concessão de vistos F, M e J
  • Conheça as áreas da tecnologia que mais contratam mulheres no Brasil em 2025
  • Corpo de Bombeiros de SP cria guia sobre prevenção a incêndios em áreas rurais
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 13:38h • 24 de agosto de 2025

Projeto Inova Sênior pretende reintegrar engenheiros 60+ ao mercado de trabalho

Projeto, criado por egressos da Escola Politécnica da USP e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), une inteligência artificial, governança ambiental, social e corporativa para valorizar o capital intelectual brasileiro de uma parte da população

Agência SP | Foto: Governo de SP

A ideia surgiu visando a aproveitar o bônus de experiência da população, que vem envelhecendo
A ideia surgiu visando a aproveitar o bônus de experiência da população, que vem envelhecendo

O projeto Inova Sênior foi desenvolvido por ex-alunos da Escola Politécnica da USP e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e tem o objetivo de reconectar engenheiros com mais de 60 anos ao mercado de trabalho, através da tecnologia e inovação. O ambicioso projeto une inteligência artificial, governança ambiental, social e corporativa para valorizar o capital intelectual brasileiro de uma parte da população que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representará cerca de 37,8% dos cidadãos brasileiros em 2070 e é muitas vezes tratada como dispensável pelo etarismo.

Como nasceu a ideia

O diretor da PoliAlumni (plataforma de ex-alunos da Escola Politécnica), Duperron Ribeiro, explica que a ideia surgiu visando a aproveitar o bônus de experiência da população, que vem envelhecendo, de acordo com os estudos demográficos do IBGE. “Temos um bônus de longevidade e, segundo alguns autores, como Peter Diamandis, as pessoas com mais de 60 anos têm a possibilidade de trabalhar mais de 30 anos ainda. A gente nunca teve tantas pessoas com experiência, saúde e disposição para continuar contribuindo. O Inova Sênior veio para aproveitar essa energia toda. De um lado, combatemos esse desperdício de conhecimento e também o isolamento das pessoas, que causam uma série de problemas psicológicos.”

Além disso, o Brasil possui uma enorme falta de engenheiros, que pode ser suprida por esses profissionais com grande experiência e que estão prontos para contribuir. “Estamos numa fase exponencial da tecnologia e da evolução. Se não tivermos engenheiros para acompanhar esse processo, o Brasil pode ficar muito para trás. É assim que surgiu a ideia”, comenta Duperron.

Como vai funcionar a reintegração

Um dos pontos positivos do Inova Sênior é que os profissionais, que já possuem uma grande bagagem, com muita experiência técnica, não precisam de uma nova formação, mas apenas de atualizações pontuais e uma conexão com os desafios atuais, para serem reintegrados ao mercado de trabalho, utilizando inclusive inteligência artificial para fazer esse match marketing.

“É como se fosse uma ponte: de um lado, os engenheiros com muita experiência e vontade de ajudar, do outro, empresas, governo, universidades, startups, todo mundo que enfrenta desafios concretos. A ideia é que essas pessoas possam encontrar tanto empresas que necessitem das suas habilidades quanto formarem empresas novas. Inclusive, empresas novas de tecnologias para fazerem inovação. Conectar as pontas por meio de uma plataforma digital, inteligência artificial e eventos presenciais, para que acessem recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e se envolvam, se atualizem em novas tecnologias, encontrem parceiros para empreender e juntos façam novas empresas”, explica Duperron.

Além disso, o Brasil não precisaria se preocupar com a fuga de cérebros, já que esses trabalhadores não possuem interesse de deixar o País, mas sim contribuir para seu desenvolvimento. O projeto também conseguiria colocar profissionais imediatamente no mercado, o que as escolas demorariam cerca de 14 anos para fazer.

Metas iniciais, futuras e lançamento

O projeto conta com, inicialmente, 200 engenheiros da Poli e do ITA, mas, segundo Duperron, isso se tornará um movimento que crescerá muito rapidamente. A ideia é expandir o projeto para além das duas escolas iniciais e levar para toda a engenharia do País.

O lançamento do Inova Sênior acontecerá nesta sexta-feira (22), na Maturifest, o maior evento da América Latina sobre trabalho, empreendedorismo e longevidade 50+. “O futuro também se constrói valorizando a experiência. Quando incluímos os engenheiros de 60+, ajudamos a combater o isolamento, a depressão e, acima de tudo, trazemos de volta ao mercado essas mentes brilhantes, cheias de repertório e de humanidade. É um convite a olhar para a longevidade não como um peso”, diz Duperron.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 24 de agosto de 2025

Programação da Independência em Florínea terá eventos de 1º a 5 de setembro

Escolas do município realizam hasteamento da bandeira e apresentações; evento principal será no Ginásio de Esportes Zuínão

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 24 de agosto de 2025

Brasil alcança recorde no turismo internacional e supera Argentina

Em 2024, o país recebeu 6,8 milhões de turistas estrangeiros e se consolidou como destino de destaque nas Américas. O crescimento continua em 2025, com alta de 47,5% no número de visitantes.

Descrição da imagem

Variedades • 15:43h • 24 de agosto de 2025

Em risco de extinção, jacutingas são devolvidas à natureza em SP

Ave típica da Mata Atlântica desapareceu de boa parte do seu habitat

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:08h • 24 de agosto de 2025

Maracaí promove 1º Encontro de Veículos Antigos com exposição e música em dezembro

Evento será no dia 14 de dezembro, na antiga AABB, com atrações para toda a família e participação de colecionadores

Descrição da imagem

Política • 14:28h • 24 de agosto de 2025

Embaixada dos EUA exige perfis abertos em redes sociais para concessão de vistos F, M e J

Medida afeta solicitantes de vistos F, M e J, obrigando-os a abrir perfis pessoais, o que especialistas apontam como violação de privacidade e conflito direto com a legislação brasileira de proteção de dados

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:21h • 24 de agosto de 2025

Farmacêutico cria inteligência artificial para guiar pacientes oncológicos na medicação

Ferramenta criada por farmacêutico residente melhora acesso a informações sobre medicamentos e efeitos colaterais

Descrição da imagem

Saúde • 13:01h • 24 de agosto de 2025

Suplementos alimentares têm 188 milhões de buscas em um ano no Brasil

Principais dúvidas envolvem efeitos no organismo, consumo em jejum e interação com medicamentos

Descrição da imagem

Economia • 12:50h • 24 de agosto de 2025

Como economizar no supermercado em Assis em meio à alta nos preços dos alimentos

Inflação global e nacional pressiona os lares, mas especialistas indicam estratégias que podem ser aplicadas também no dia a dia dos consumidores assisenses

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?