• Cadastro biométrico passa a ser obrigatório para novos pedidos de benefícios no INSS
  • Unesp abre inscrições do Processo Seletivo Enem 2026 com vagas para Assis e outras 22 cidades
  • Assis recebe R$ 1,2 milhão no último repasse de ICMS do mês
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 11:33h • 25 de novembro de 2025

Projeto Ônibus SP Por Todas leva apoio às mulheres e estará em Marília; saiba mais

Serviços itinerantes como acolhimento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamento à rede de proteção são oferecidos gratuitamente

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Ônibus SP Por Todas atua em locais de grande circulação e em eventos públicos
Ônibus SP Por Todas atua em locais de grande circulação e em eventos públicos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, disponibiliza às mulheres o Ônibus SP Por Todas, com o objetivo de oferecer acolhimento, orientação e proteção às mulheres nos municípios em que transita.

O Governo de São Paulo deu início ao movimento “SP Por Todas: 21 Dias por Elas” , promovendo serviços e ações de conscientização para prevenir e combater a violência contra as mulheres ao longo de 21 dias seguidos. A programação faz parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, iniciativa da ONU Mulheres. No Brasil, a mobilização teve início no Dia da Consciência Negra (20/11) e irá até o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Com a proposta de prestar atendimento humanizado e sigiloso, o Ônibus SP Por Todas atua em locais de grande circulação e em eventos públicos, disponibilizando serviços de acolhimento, escuta e apoio à segurança das mulheres.

“O ônibus é estruturado com uma sala de atendimento com porta, para preservar a imagem da mulher. Ela é acolhida e, se precisar fazer um boletim de ocorrência, solicitar medida protetiva, revisão de pensão alimentícia ou divórcio, tem todo esse serviço à disposição. Além disso, há uma sala de espera e um espaço com mesa, e um cuidado com as crianças, com materiais para desenhos, usado para acolher os filhos enquanto as mães são atendidas”, explicou Soraya Romina, diretora de projetos da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado de São Paulo.

O serviço também oferece orientações em casos de violência doméstica, apresentando o aplicativo SP Mulher Segura, que unifica serviços voltados às vítimas de violência doméstica e familiar, facilitando o registro de ocorrências e o acionamento da Polícia Militar, além de contar com um botão do pânico.

Outro destaque é o protocolo Não se Cale, iniciativa que fornece diretrizes e cursos para estabelecimentos, capacitando colaboradores a prestar auxílio adequado às vítimas de assédio, abuso, violência e importunação: desde a saída segura do local até o acionamento da rede pública de saúde e segurança. Ampliando o atendimento, a Secretaria realizou parcerias com academias, Conselho Regional de Odonto, fisioterapeutas, farmácias, e um hospital para promover o curso de capacitação aos profissionais desses locais. Em aeroportos, panfletos também estão disponíveis, além do português, em inglês e espanhol, para atender mulheres de outras nacionalidades.

O ônibus também conta com serviços da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Delegacia de Defesa da Mulher. A equipe é formada por assistentes sociais e psicólogas, que realizam o primeiro acolhimento e, a partir dele, direcionam os atendimentos aos demais serviços necessários.

A circulação do Ônibus SP Por Todas acontece a partir de solicitações feitas pelos próprios municípios. Segundo Soraya, a equipe divulga o serviço durante grandes eventos e mantém contato direto com prefeituras, câmaras municipais e secretarias da mulher, que podem solicitar oficialmente a presença do veículo por meio de um ofício encaminhado à Secretaria Estadual. A partir dessas solicitações, a agenda é organizada conforme a disponibilidade do ônibus e a demanda local. Desde sua inauguração, as ações articuladas já percorreram mais de 30 cidades e foram realizados mais de 800 atendimentos.

Desde o lançamento, o serviço já atendeu diversas mulheres que buscaram apoio e orientação. De acordo com Soraya Romina, os atendimentos realizados pelo Ônibus SP Por Todas costumam gerar resultados positivos e transformadores.

“A depender do tempo em que o ônibus está no município, recebemos retornos dos desfechos e do impacto do atendimento recebido na vida das mulheres. Tivemos mulheres com medidas protetivas que estavam sendo perseguidas e, por meio do aplicativo SP Mulher Segura, identificamos os agressores, que foram presos e estão sendo monitorados. Ou mesmo quando recebemos um abraço de agradecimento inesperado de uma mulher que finalmente conseguiu dormir após receber o acolhimento que precisava. Esse retorno é muito gratificante e confirma que estamos salvando a vida de mulheres”, relatou.

Marília

Na cidade de Marília ele estará no dia 04/12 (quinta-feira), às 9h no Auditório da Univem, Campus Universitário – endereço Rua Hygino Muzzi Filho, 529, Marília.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 13:15h • 25 de novembro de 2025

Matrículas abrem nesta quarta-feira para o PROMIC 2026 em Florínea

Inscrições seguem até sexta-feira, 28, ou enquanto houver vagas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:28h • 25 de novembro de 2025

Feira da Noite tem início às 17h e show de Lucas Maia às 19h em Assis

Edição reúne produtores locais, gastronomia e show ao vivo a partir das 19h

Descrição da imagem

Saúde • 12:01h • 25 de novembro de 2025

O papel das frutas e da hidratação no combate às dores de cabeça

Hidratação adequada e consumo regular de frutas ricas em vitaminas e minerais auxiliam na redução de crises relacionadas à desidratação, estresse e tensão muscular

Descrição da imagem

Educação • 11:11h • 25 de novembro de 2025

Unesp sediará Centro Paulista de Monitoramento de Eventos Extremos

Coordenado pelo pesquisador João Paulo Papa, o projeto vai agregar dados meteorológicos e empregar inteligência artificial para desenvolver ferramentas de previsão de eventos climáticos extremos e medidas de prevenção

Descrição da imagem

Mundo • 10:25h • 25 de novembro de 2025

Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025

CNH tem alta nas fraudes: 8% dos casos em 2022 e 14% em 2025

Descrição da imagem

Educação • 10:03h • 25 de novembro de 2025

Veja dicas para a prova do Vestibulinho das Etecs

Exame para acesso às vagas do primeiro semestre de 2026 será aplicado no dia 30 de novembro; formato e temas variam conforme a modalidade de curso escolhida

Descrição da imagem

Mundo • 09:22h • 25 de novembro de 2025

Cadastro biométrico passa a ser obrigatório para novos pedidos de benefícios no INSS

Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência

Descrição da imagem

Policial • 09:01h • 25 de novembro de 2025

SP amplia proteção 24h e intensifica combate à violência doméstica

Foram inauguradas 16 salas DDM 24h em 2025, espaços para atender vítimas à distância são complementares às Delegacias de Defesa da Mulher

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?