• Solidão, isolamento e a cura dos animais: como um programa inovador está unindo gerações
  • Vem aí: 15ª Festa do Milho promete diversão, tradição e sabor em Cândido Mota
  • Círculo de Cultura: Oficina de escrita de projetos culturais para mulheres em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 15:27h • 29 de março de 2025

Projeto “Rotas inclusivas” leva pessoas com deficiência em passeio na Rota das Capelas

Cadeiras Julietti foram aprovadas por permitirem a experiência turística de forma acessível

Da Redação com informações da Prefeitura de Marília | Foto: Divulgação

Para Cléber, que é atleta da AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), foi uma oportunidade de sair da rotina e se conectar à natureza: “adorei o passeio, a cadeira é confortável e o cenário belíssimo”.
Para Cléber, que é atleta da AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), foi uma oportunidade de sair da rotina e se conectar à natureza: “adorei o passeio, a cadeira é confortável e o cenário belíssimo”.

Dando sequência ao projeto de “Rotas inclusivas”, no último sábado (dia 22), a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, promoveu o evento de divulgação das cadeiras Julietti, adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aproveitarem trilhas e outras atividades ao ar livre.

Em parceria com a Vertical Rapel, a Associação Rota das Capelas e demais voluntários, o projeto foi realizado em três trechos da Rota das Capelas: no “Dedo de Deus”, na ponte do Rio do Peixe, em Avencas, e no Mosteiro da Divina Misericórdia. Dois participantes com deficiência física, Cléber Camargo e Vinicius Silveira, e um com deficiência visual, Nelson Calneto, puderam testar as cadeiras, guiados pelos voluntários, e destacaram seu conforto e segurança. Para Cléber, que é atleta da AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), foi uma oportunidade de sair da rotina e se conectar à natureza: “adorei o passeio, a cadeira é confortável e o cenário belíssimo”.

Durante o evento, outras atividades foram realizadas, como o rapel, com a empresa Vertical Rapel, e o ciclismo. Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o evento promoveu a conscientização sobre a importância da inclusão e do acesso à natureza para todos: “Foi uma oportunidade valiosa para conectar pessoas e compartilhar experiências sobre como aproveitar a natureza de forma acessível e vai de encontro ao plano de governo do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que é cuidar das pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis”.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu seis cadeiras da Secretaria Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPCD), através de um convênio com a Secretaria Municipal da Cidadania. Esse modelo de cadeira nasceu da história de Juliana, que perdeu os movimentos aos 32 anos, e seu marido, Guilherme, desenvolveu a cadeira para que ela pudesse voltar a fazer as trilhas que tanto gostava. Inspirado nesse exemplo de vida, o objetivo do projeto é inserir pessoas com mobilidade reduzida em atividades ao ar livre, proporcionando a elas o contato direto com a natureza e uma nova forma de enxergar o mundo.

Com a certeza de que todos têm o direito de desfrutar dos espaços naturais e dos benefícios comprovados que o contato com a natureza trazem para a saúde mental e física, a Secretaria agradece a parceria e apoio dos voluntários, que se capacitaram para manusear as cadeiras e replicaram o treinamento, e ressalta a importância da união com as entidades e sociedade para o sucesso da iniciativa.

Para solicitar a cadeira, a pessoa interessada deve entrar em contato com a Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico pelo telefone (14) 3422-3605, ou com a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, no Bosque Municipal, pelo telefone (14) 3401-2000, e assinar o termo de empréstimo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:19h • 04 de maio de 2025

Magia e compras: a loja de Harry Potter em Nova York que virou um sonho para os fãs

Especialista em viagens revela como é a megastore dedicada ao bruxinho, com produtos exclusivos e uma experiência imersiva

Descrição da imagem

Saúde • 17:36h • 04 de maio de 2025

Solidão, isolamento e a cura dos animais: como um programa inovador está unindo gerações

Iniciativa de Monash e Peninsula Health usa a interação com pets para reduzir o isolamento social e melhora a saúde dos participantes

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:20h • 04 de maio de 2025

Mogi das Cruzes de trem: veja os principais atrativos turísticos para conhecer na viagem

A cidade oferece atrativos naturais, como um parque de mais de 200 mil metros e culturais, como museus e um casarão dedicado ao chá, a poucos minutos da capital paulista

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:02h • 04 de maio de 2025

Vem aí: 15ª Festa do Milho promete diversão, tradição e sabor em Cândido Mota

Nos dias 24 e 25 de maio, a Paróquia Nossa Senhora das Dores receberá a tradicional Festa do Milho, com uma programação repleta de delícias e atrações para toda a família

Descrição da imagem

Cidades • 15:42h • 04 de maio de 2025

Cultura de Marília abre inscrições para oficina gratuita de atuação

A Secretaria da Cultura abre inscrições para oficina gratuita de atuação com foco no método Stanislavski, voltada a maiores de 14 anos.

Descrição da imagem

Cidades • 15:12h • 04 de maio de 2025

1ª Reunião dos Beneficiários do Bolsa Família 2025 acontece esta semana em Cruzália

Reuniões nos dias 6 e 7 de maio abordam novidades do programa e esclarecem dúvidas dos beneficiários

Descrição da imagem

Economia • 14:30h • 04 de maio de 2025

Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Número representa 31,7% dos trabalhadores brasileiros

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:06h • 04 de maio de 2025

Círculo de Cultura: Oficina de escrita de projetos culturais para mulheres em Assis

Encontro com Nycolau Tupãberada será no Barracão da V.O., na quarta-feira, dia 07 de maio, e visa capacitar mulheres para estruturar e executar projetos culturais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?