Educação • 10:03h • 13 de agosto de 2025
Prouni: entrega da documentação é ampliada até 18 de agosto
Edital do MEC prorrogou o prazo de entrega. Documentos devem ser entregues presencialmente ou por meio eletrônico. Resultado da segunda chamada está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, até 18 de agosto, o prazo para a entrega da documentação de comprovação das informações dos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. A medida foi publicada na segunda-feira (11) no Edital nº 17/2025.
Os documentos podem ser entregues presencialmente ou enviados por meio eletrônico para a instituição de ensino superior. O resultado da segunda chamada já está disponível na página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As instituições devem oferecer, em seus sites, um espaço específico para o envio da documentação. Caso não seja possível, devem disponibilizar colaboradores para receber os documentos presencialmente nos locais de oferta dos cursos, durante o horário regular de funcionamento. É obrigatório fornecer ao candidato um comprovante de entrega, seja no formato físico ou virtual.
Segundo o Edital nº 14/2025, que rege a seleção, faculdades e universidades que adotarem processo próprio de avaliação devem ter informado previamente os candidatos sobre essa exigência, apresentando a natureza da seleção e os critérios de aprovação — que não podem ser mais rigorosos do que os aplicados nos processos seletivos regulares. A cobrança de taxas é proibida.
Quem ainda não foi pré-selecionado pode disputar uma vaga na lista de espera, última etapa do processo. A manifestação de interesse poderá ser feita nos dias 25 e 26 de agosto. A relação final será divulgada no dia 29 e, entre 29 de agosto e 5 de setembro, os candidatos convocados deverão comprovar as informações fornecidas na inscrição.
Nesta edição, o Prouni oferece mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas em 370 cursos de 887 instituições privadas em todo o país. O curso de administração lidera a oferta, com 13.774 bolsas (9.275 integrais e 4.499 parciais). Em seguida vêm direito (13.152 bolsas), pedagogia (11.339), educação física (8.939) e medicina (1.159).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital