Mundo • 12:30h • 08 de setembro de 2025
Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023. Prazo vai até dezembro
Governo do Brasil reforça que mais de R$ 114 milhões seguem disponíveis para retirada até o fim do ano. Servidores com pagamento em atraso receberão em 15 de outubro
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Vitor Vasconcelos/ Secom PR

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que 99.012 trabalhadores ainda não retiraram o Abono Salarial, que soma R$ 114,3 milhões disponíveis. O saque pode ser feito até 29 de dezembro de 2025.
Neste mês, o MTE começou a processar dados enviados pelas prefeituras fora do prazo inicial. Com isso, servidores que tiveram atraso no pagamento do ano-base 2023 receberão o benefício em 15 de outubro.
A partir de 5 de outubro, os trabalhadores poderão consultar valores e banco responsável pelo pagamento pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Gov.br.
Números
Em 2023, 25,4 milhões de trabalhadores tiveram direito ao abono. Até agora, 24,7 milhões já receberam, o que representa 97% do total, mas ainda restam 99 mil sem sacar.
Quem tem direito
- Trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Quem recebeu até dois salários mínimos por mês em 2023;
- Quem trabalhou ao menos 30 dias no ano-base;
- Quem teve os dados corretamente informados na RAIS ou no eSocial.
Onde receber
- Caixa Econômica Federal: crédito em conta, poupança social digital (Caixa Tem) ou saque em agências, lotéricas e correspondentes.
- Banco do Brasil: crédito em conta, transferência por TED ou Pix; quem não tem conta pode sacar diretamente nas agências.
Mais informações
Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 158, nas Superintendências Regionais do Trabalho ou no site do MTE.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital