• FEMA leva alunos de Direito à prática com audiências cíveis, trabalhistas e criminais
  • Energisa reforça campanha de negociação de débitos para clientes com contas de luz em atraso
  • Polícia Civil desmonta quadrilha do golpe “chupa-cabra” que agia em Cândido Mota, Palmital e Ourinhos
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:23h • 13 de novembro de 2025

Ranking nacional coloca USP em primeiro lugar; Unicamp e Unesp também são destaque

USP figura ainda entre as 100 melhores do mundo em ranking internacional de empregabilidade

Agência SP | Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Estudantes na USP.
Estudantes na USP.

A USP manteve a primeira posição no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2025, que avalia todas as instituições de ensino superior do Brasil. Das 10 edições já realizadas, esta é a oitava vez, sendo a quarta consecutiva, que a universidade ocupa o topo do ranking.

O RUF utiliza cinco indicadores principais para compor sua nota. A USP foi considerada a melhor do país em dois deles: pesquisa (peso 42) e mercado de trabalho (18). Em internacionalização (peso 4), a instituição ficou em segundo lugar e nos critérios ensino (peso 32) e inovação (peso 4), na terceira colocação.

“A liderança da USP em mais este ranking reforça nosso compromisso histórico com a produção de conhecimento e com a transformação da sociedade. Há mais de 90 anos, trabalhamos para garantir que a pesquisa e o ensino superior mantenham relevância social e contribuam de fato para o desenvolvimento do País. Mais do que reconhecimento, esse resultado representa uma responsabilidade: mostrar à sociedade que o investimento público em educação e ciência traz benefícios concretos no dia a dia das pessoas”, avalia o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para ele, a posição de destaque fortalece laços institucionais e abre novas oportunidades de cooperação: “A força da USP está também na capacidade de construir parcerias, tanto com instituições públicas quanto privadas”.

“Hoje temos mais de 930 convênios com instituições de todo o mundo, entre elas centros internacionais de pesquisa como o Institut Pasteur, o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França [CNRS, na sigla em francês para Centre National de la Recherche Scientifique] e o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica e Ambiental da França [INRAe, na sigla em francês para Institut National de la Recherche Agronomique et Environnementale]; além de uma série de centros de pesquisa criados com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com empresas como a Shell, a Claro, a IBM e a Fundecitrus. Ao mesmo tempo, estamos atualizando nossos cursos e ampliando o incentivo à inovação, o que se reflete na formação de profissionais altamente qualificados, em pesquisas de impacto e em um ecossistema vibrante de startups criadas por ex-alunos”, cita o reitor.

Foram avaliadas 204 universidades, com boas posições também das outras universidades públicas paulistas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em segundo lugar no ranking geral e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) figura em sexto – leia mais abaixo. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) encerra a lista das 10 mais bem avaliadas. 

Unesp

O Ranking Universitário da Folha (RUF) apontou a Unesp como a sexta melhor universidade do Brasil, repetindo a mesma posição do ano passado.

A nota geral da Unesp nesta edição foi de 94,29. Os melhores resultados foram obtidos nos indicadores Pesquisa (quinto lugar) e Mercado (quarto lugar).

O RUF avalia também os cursos oferecidos pelas instituições em 38 carreiras. Apenas Ciências Contábeis e Propaganda são avaliadas pelo ranking, mas não são oferecidas pela Unesp. Apesar de não ter nenhum curso avaliado como o melhor do país nesta edição, a Unesp possui 19 cursos entre os cinco melhores.

Destaque em empregabilidade

O desempenho positivo da USP também foi observado em uma avaliação internacional recente focada na relação entre formação e mercado de trabalho. A Universidade foi classificada entre as cem melhores instituições do mundo em termos de empregabilidade, segundo o Global Employability University Ranking and Survey (GEURS) 2026, que lista um total de 250 instituições.

Ocupando a 92ª posição na edição do ano passado, a USP galgou alguns degraus e agora figura em 80ª. Apenas mais duas instituições brasileiras fazem parte da lista: a Unicamp, em 239ª, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 215ª.

Em sua 15ª edição, o GEURS, produzido pela consultoria de recursos humanos Emerging, avalia a percepção de milhares de recrutadores e empregadores globais sobre quais universidades melhor preparam seus graduados para o mercado. Para isso, o ranking ouve 12.350 empregadores em 32 países.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 14:15h • 13 de novembro de 2025

HIV e odontologia: mitos, cuidados e avanços no atendimento a soropositivos

Especialistas reforçam que o paciente com HIV pode ter vida saudável e receber todos os tratamentos odontológicos com segurança

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:45h • 13 de novembro de 2025

Governo de SP prorroga inscrições para programa de internacionalização de startups

Novo prazo vai até 17 de novembro; programa oferece cursos on-line gratuitos e missões internacionais

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:08h • 13 de novembro de 2025

Tarumã recebe show de Nicolas Nunes nesta quinta-feira na Feira da Família

Apresentação acontece às 18h no Espaço Múltiplo Teolindo Toni e integra a programação da Feira da Família

Descrição da imagem

Educação • 12:32h • 13 de novembro de 2025

FEMA leva alunos de Direito à prática com audiências cíveis, trabalhistas e criminais

Atividades nos Núcleos de Prática Jurídica incluíram audiências cíveis, trabalhistas e criminais, conduzidas pelos professores Gerson Beneli e Cláudio Sanchez

Descrição da imagem

Educação • 12:01h • 13 de novembro de 2025

Escolas privadas terão de adotar gestão de riscos psicossociais até maio de 2026

Nova norma do Ministério do Trabalho obriga instituições a mapear e mitigar fatores como estresse, assédio e sobrecarga emocional

Descrição da imagem

Classificados • 11:40h • 13 de novembro de 2025

Assis realiza mutirão do emprego com a empresa Paschoalotto na próxima segunda-feira, dia 17

Candidatos devem preparar o currículo neste fim de semana para participar da seleção que oferece 45 vagas para operador de telesserviços

Descrição da imagem

Economia • 11:10h • 13 de novembro de 2025

Energisa reforça campanha de negociação de débitos para clientes com contas de luz em atraso

Condições especiais incluem parcelamento, descontos em juros e multas e pagamento via PIX ou cartão

Descrição da imagem

Mundo • 10:29h • 13 de novembro de 2025

Governo prorroga prazo para contestar descontos indevidos do INSS

Aposentados e pensionistas podem pedir até 14 de fevereiro de 2026 devolução de descontos indevidos. Segundo último relatório divulgado pelo INSS, 77,4% dos aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?