Mundo • 08:00h • 14 de setembro de 2024
Receita Federal alerta: inscrição no CPF é gratuita e não exige intermediários
Cidadãos podem fazer a solicitação presencialmente, por e-mail ou nos Pontos de Atendimento Virtual, sem custos
Da Redação | Com informações do Ministério da Fazenda | Foto: Divulgação

A Receita Federal emitiu um alerta aos cidadãos para que fiquem atentos às cobranças indevidas relacionadas à inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O processo de obtenção do CPF é gratuito quando realizado pelos canais oficiais e não exige a contratação de intermediários.
A inscrição pode ser feita presencialmente em uma unidade da Receita Federal, em um dos mais de 1.100 Pontos de Atendimento Virtual (PAV) espalhados pelo Brasil ou ainda por e-mail, seguindo as orientações disponíveis no site da Receita. Nessas modalidades, não há nenhuma taxa envolvida.
A única exceção é a cobrança de uma taxa de R$ 7,00, aplicável somente em casos específicos quando o serviço é solicitado por meio de conveniados, como agências bancárias e Correios.
A Receita Federal reforça que a população deve sempre utilizar os canais oficiais para evitar cobranças indevidas e golpes.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital