Mundo • 11:03h • 17 de setembro de 2024
Rede X: AGU apoia suspensão e defende cumprimento de decisões judiciais no Supremo
AGU argumenta que bloqueio da rede X não viola liberdade de expressão, mas garante justiça
Da Redação | Com informações da AGU | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) duas manifestações defendendo a legalidade da suspensão da rede social X no Brasil e da multa aplicada a usuários que tentassem acessar a plataforma por meio de subterfúgios tecnológicos. As manifestações foram apresentadas a pedido do ministro Nunes Marques, relator das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) movidas pelo partido Novo e pelo Conselho Federal da OAB.
O bloqueio foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes após a rede social X reiteradamente descumprir decisões judiciais. A AGU sustentou que a medida não tem como objetivo cercear a liberdade de expressão, mas sim garantir que as ordens judiciais sejam respeitadas. De acordo com a AGU, a suspensão é "proporcional" e visa aplicar sanções após esgotarem-se todas as medidas processuais menos gravosas.
Na ADPF 1188, o partido Novo questiona a suspensão da plataforma e a multa para quem tentar burlá-la. Já na ADPF 1190, a OAB contesta apenas a multa. Ambas as ações foram levadas ao STF, onde a 1ª Turma confirmou por unanimidade a decisão inicial de Alexandre de Moraes.
A AGU ressaltou a importância do bloqueio de bens e valores do grupo econômico responsável pela plataforma para garantir o pagamento das multas impostas pelo descumprimento das decisões. A medida também é considerada necessária para evitar o uso da rede X em desinformação e interferência nas eleições municipais deste ano.
Em sua manifestação, a AGU reforçou que as sanções impostas são essenciais para garantir o cumprimento das leis brasileiras e que as multas aplicadas buscam tornar eficaz a decisão judicial de suspensão da rede social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital