• Final de semana em Assis será de sol e temperaturas em elevação
  • Forró na Vila Operária: Festa de Forró com a Banda Cheiro de Couro em Assis neste sábado
  • Assis recebe a 4ª edição da Feira da Diversidade Trans com música e oficinas neste sábado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 11:06h • 05 de janeiro de 2025

Redes de agricultores familiares fortalecem sistemas orgânicos no Brasil

Nos território brasileiro, essas redes têm apresentado crescimento significativo ao longo das últimas décadas e melhorado as condições de vida dos agricultores

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisa da Embrapa analisou a dinâmica de funcionamento desses sistemas
Pesquisa da Embrapa analisou a dinâmica de funcionamento desses sistemas

A participação dos agricultores familiares em redes de sistemas orgânicos tem se consolidado como uma importante inovação social, promovendo inclusão e melhorias nas condições de vida. Nos territórios brasileiro e espanhol, essas redes têm apresentado crescimento significativo ao longo das últimas décadas, com soluções que impactam positivamente a produção e o consumo de alimentos orgânicos.

A pesquisa conduzida por Lucimar Abreu, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, analisou a dinâmica de funcionamento desses sistemas coletivos à luz das políticas públicas que incentivam o setor. “A pesquisa foi conduzida por meio de estudos de casos no Brasil e na Espanha, utilizando técnicas qualitativas construtivistas”, explica Abreu.

Na Espanha, a promoção de sistemas alimentares orgânicos tornou-se prioridade com a adoção de políticas alimentares urbanas pela União Europeia, especialmente após a aprovação do Pacto de Milão em 2015. Muitas cidades espanholas, como Segóvia, em Castilla y León, desenvolveram estratégias baseadas no consumo de alimentos locais e orgânicos. Em Segóvia, o programa “Alimenta ConCiencia” se destaca ao integrar produtores, pesquisadores, comerciantes e restaurantes em uma rede focada na sustentabilidade e na produção ecológica, com metas estabelecidas até 2030.

No Brasil, a pesquisa concentrou-se no Vale do Ribeira, em São Paulo, com foco nos impactos das políticas de compra institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O estudo buscou compreender como essas políticas influenciam a organização social dos agricultores, o funcionamento das redes de produção orgânica e os desafios locais. Segundo Abreu, ajustes são necessários, principalmente no que diz respeito à oferta de assistência técnica adequada e à revisão dos mecanismos que garantam o cumprimento da lei do PNAE, que exige que pelo menos 30% da alimentação escolar seja adquirida da agricultura familiar.

A pesquisadora destaca também a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a transição agroecológica. A falta de suporte técnico impacta diretamente a rede de produção, a organização social e a operacionalização dos programas públicos. Nesse sentido, a assistência técnica especializada em agricultura ecológica é essencial para o sucesso das redes.

Na Espanha, atores-chave entrevistados destacaram que a produção orgânica exige a redefinição dos circuitos de comercialização, transporte e consumo. Há um consenso entre os participantes sobre a necessidade de valorizar circuitos locais de produção e comercialização, com sistemas de certificação participativa. Ademais, os entrevistados enfatizam a importância de reconhecer a diversidade dos estilos de produção ecológica e o pluralismo conceitual entre agricultura orgânica e agroecologia.

Representantes do Ministério da Agricultura da Espanha reforçaram que a agricultura orgânica e a agroecologia têm como objetivos valorizar a produção econômica, promover hábitos alimentares saudáveis e garantir sustentabilidade. Campanhas em defesa de alimentação saudável são mais efetivas na Província de Segóvia do que no Vale do Ribeira, onde essas iniciativas ainda são incipientes.

A participação dos agricultores familiares em redes orgânicas, seja no Brasil ou na Espanha, aponta para soluções sustentáveis, inclusivas e de fácil implementação. Além disso, promove uma reflexão sobre os desafios do modelo convencional de agricultura e a necessidade de apoiar o desenvolvimento de circuitos locais e sustentáveis de produção e consumo de alimentos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 12:00h • 16 de maio de 2025

Empreendedores de Assis ganham capacitação gratuita com ida à FISPAL

Iniciativa gratuita oferece capacitação e visita à FISPAL 2025, conectando profissionais da gastronomia às principais tendências do setor

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:37h • 16 de maio de 2025

Vila Agro anima a sexta-feira em Assis com música, feira e comidas típicas; confira a programação

Evento acontece a partir das 15h no Espaço CEAGESP e traz show com Anderson Gaitero, DJ Charlão, produtos frescos, comidas típicas e lazer para toda a família

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:03h • 16 de maio de 2025

SP devolve 58 tartarugas-tigre ao Sul e alerta sobre tráfico de animais

A maioria das tartarugas foi entregue por tutores que adquiriram os animais ainda filhotes no comércio ilegal

Descrição da imagem

Policial • 11:00h • 16 de maio de 2025

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas e recupera celular roubado em Cândido Mota

Ação ocorreu na Vila Assunta após cumprimento de mandado de busca; investigado responderá também por receptação

Descrição da imagem

Economia • 10:19h • 16 de maio de 2025

Cesta básica ideal tem custo de R$ 432 em abril, aponta levantamento

Renda de 70% da população é insuficiente para ter alimentação saudável

Descrição da imagem

Mundo • 10:00h • 16 de maio de 2025

INSS alerta para golpes com perfis falsos

Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS

Descrição da imagem

Saúde • 09:21h • 16 de maio de 2025

Anvisa inicia controle de resíduos de agrotóxicos em alimentos

Coletas serão feitas em varejista, tais como supermercados e sacolões

Descrição da imagem

Educação • 09:02h • 16 de maio de 2025

Percentual de pessoas com deficiência aumenta entre matriculados na Unicamp em 2025

Dados sobre o perfil de ingressantes foram divulgados pela Comvest

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?