• Val Marchiori emociona seguidores ao revelar câncer de mama e destacar necessidade de exames
  • Pesquisa mostra que 67% dos brasileiros não teriam como se sustentar em caso de demissão
  • Empresas de Assis oferecem oportunidades em várias áreas com prazos até 31 de agosto
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:44h • 17 de abril de 2025

Reduzir jornada de trabalho aumenta a produtividade e dá maior lucro a empresas

Pauta da Marcha a Brasília, no dia 29 de abril, a redução de jornada de trabalho sem redução salarial foi comprovadamente bem sucedida para empresas e trabalhadores, mostra experimento

Da Redação com informações da CUT | Foto: Pedro Revillion/ Palácio Piratini - arquivo

Os números comprovam que a redução da jornada será benéfica tanto para a saúde do trabalhador como para a economia do país em geral.
Os números comprovam que a redução da jornada será benéfica tanto para a saúde do trabalhador como para a economia do país em geral.

O fim da escala 6 X 1 e a redução de jornada de trabalho sem redução de salários têm sido eficazes tanto para os patrões como para os trabalhadores, mostra experimento feito com 19 empresas brasileiras que aderiram a escala 4 X 3 e que decidiram manter a medida pelo aumento da produtividade dos seus trabalhadores e aumento em seus lucros. (Veja os dados abaixo)

Pautas da Marcha a Brasília do dia 29 de abril, organizada pela CUT e as demais centrais sindicais, como parte da celebração do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, a reivindicação para que essas medidas sejam aprovadas está na “Pauta da Classe Trabalhadora” a ser entregue aos presidentes da Câmara e Senado, explicou o presidente da CUT, Sergio Nobre.

Além das centrais sindicais a redução da jornada tem sido defendida tanto por especialistas do mundo do trabalho como parlamentares do Congresso Nacional. No início deste mês, numa audiência pública realizada no Senado Federal, os participantes defenderam a medida, que está prevista na PEC 148/2015, proposta de emenda à Constituição do senador Paulo Paim (PT-RS). Todos foram unânimes em apresentar a redução de jornada como benéfica aos trabalhadores e às empresas.

Aumento da produtividade e do lucro

Os números comprovam que a redução da jornada será benéfica tanto para a saúde do trabalhador como para a economia do país em geral. Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revelou que a redução da jornada pode abrir vagas de emprego para cerca de 3 milhões de trabalhadores. Segundo o Dieese, o maior tempo livre pode ajudar o trabalhador a frequentar cursos de qualificação, e à medida em que o mercado de trabalho demanda cada vez mais mão de obra qualificada, mais trabalhadores teriam oportunidades de inserção.

Para as mulheres, que ainda na grande maioria, além da jornada de trabalho na empresa, cumprem uma segunda jornada no lar, cuidando da casa e dos filhos, a redução também traria grandes benefícios, inclusive permitindo que elas dedicassem um tempo à qualificação, reduzindo assim o diferencial entre gênero.

Experimento no Brasil mostra a eficácia da redução de jornada

As 19 empresas brasileiras que aderiram, há cerca de um ano, ao experimento internacional da organização 4 Day Week Global, de quatro dias de trabalho semanais, decidiram manter a redução de jornada de trabalho, comprovando que trabalhador produz mais nessas condições. Uma das empresas viu sua receita e produtividade subirem quase 15% em 2024, com menos projetos em andamento, só que mais complexos, traz reportagem do Valor Econômico.

Do total das empresas, 46,2% optaram por manter o modelo original, proposto. As demais (53,8%) seguem testando internamente, fazendo modificações conforme as suas necessidades. Outras reduziram a semana de quatro dias para duas ou três semanas por mês. Em média as horas trabalhadas caíram de 43 horas semanais para 35, após um ano.

A avaliação geral dos participantes, em uma escala até 10, ficou em 9,1. O comprometimento com a empresa alcançou 9,3, e realização e satisfação no trabalho registraram 8,4. O bem-estar foi avaliado em 8,2. A participação em reuniões sem agenda definida caiu 39,1% e o questionamento de atividades não fundamentais caiu 40,4%.

Jornada reduzida no mundo

O debate sobre a redução da jornada de trabalho tem sido feito em países como Portugal, Reino Unido, Bélgica e Nova Zelândia. Neste último país, a Unilever, multinacional que detém várias marcas de produtos alimentícios e de higiene e limpeza, reduziu em 20% as jornadas, também mantendo os salários.

Na Espanha, o partido de esquerda Más País, vem propondo testes de redução e jornada em alguns setores, com apoio do governo espanhol.

Já os projetos pilotos da 4 Day Week foram realizados em outros 13 países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Suécia, Holanda, África do Sul, Índia, Chile, Itália, Noruega, Bélgica e Suíça.

Na Grécia, embora possa se trabalhar na escala 6 X1, a lei prevê que, no sexto dia, os trabalhadores ganhem 40% a mais por hora trabalhada.

Na Bélgica, os trabalhadores ganharam em fevereiro de 2022 o direito de realizar uma semana de trabalho completa em quatro dias em vez de cinco, sem perda de salário. No entanto, a lei permite apenas que eles condensem a carga horária semanal em menos dias por semana — o que para muitos significa quatro dias com 9,5 horas de trabalho. No final de outubro de 2023, 1,9% das companhias daquele país empregavam pessoas com uma semana de trabalho de quatro dias.

No Chile, a lei permite a semana de trabalho de quatro dias desde 2017. No entanto, é preciso haver um acordo entre empregadores e sindicatos que representem mais de 30% dos trabalhadores da empresa.

Na França, o governo reduziu a jornada de trabalho de 39 horas para 35 horas semanais — mas sem alteração no número de dias, que continua sendo de cinco por semana, na maioria dos casos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 21:13h • 26 de agosto de 2025

Val Marchiori emociona seguidores ao revelar câncer de mama e destacar necessidade de exames

Empresária reforça importância da mamografia e especialistas destacam que diagnóstico precoce pode elevar chances de cura para mais de 90%

Descrição da imagem

Mundo • 20:18h • 26 de agosto de 2025

Pesquisa mostra que 67% dos brasileiros não teriam como se sustentar em caso de demissão

Levantamento da fintech meutudo revela desconhecimento sobre seguro renda CLT e falta de planejamento financeiro para imprevistos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:43h • 26 de agosto de 2025

Dia Internacional da Igualdade Feminina expõe desafios e aponta caminhos para inclusão no trabalho

Apesar dos avanços, mulheres ainda enfrentam barreiras salariais e baixa representatividade em cargos de liderança, segundo especialistas e relatórios recentes

Descrição da imagem

Saúde • 18:32h • 26 de agosto de 2025

Especialista defende escuta ativa de pais e escolas para enfrentar crise de saúde mental infantil

Ansiedade, depressão e distúrbios emocionais crescem de forma alarmante e já se consolidam como um dos maiores desafios da pediatria e da psiquiatria infantil no Brasil

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:31h • 26 de agosto de 2025

Governo de São Paulo anuncia a criação do “Circuito Serra, Fé e Mar”

Projeto integra Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Turística da Fé como novo produto turístico estratégico do estado

Descrição da imagem

Esporte • 17:08h • 26 de agosto de 2025

Assis abre inscrições para a 37ª Copa de Futsal Infantil até sexta-feira

Competição do município terá início em setembro com jogos no Ginásio Jairão

Descrição da imagem

Saúde • 16:30h • 26 de agosto de 2025

Tempo seco: veja os cuidados com a saúde nesta época do ano

Manter-se hidratado, evitar atividades físicas em determinados horários e ficar atento à vacinação contra a gripe e Covid-19 são algumas recomendações

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 26 de agosto de 2025

Inscrições abertas para curso de operação de tratores agrícolas em Maracaí; vagas limitadas

Capacitação ocorre nos dias 29 e 30 de agosto e inscrições já estão abertas no Sindicato Rural

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?