• Ame ou odeie: o ingrediente mais comentado do Natal tem mais vantagens do que parece
  • Réveillon 2026 combina luxo extremo, imóveis raros e risco crescente de estelionato
  • O que estamos realmente vendo no 3I/ATLAS? Novas imagens ampliam um enigma cósmico em construção
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 10:13h • 03 de abril de 2025

Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Para a segunda edição, o ministério confirmou que duas carreiras serão incluídas no concurso.
Para a segunda edição, o ministério confirmou que duas carreiras serão incluídas no concurso.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta, como ocorreu na primeira edição do certame.

A mudança no sistema de identificação do participante foi adotada após diversos candidatos relatarem não ter marcado o tipo de gabarito da prova de agosto de 2024, ou ter deixado de transcrever a frase que constava no cartão-resposta.

Em nota, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, explicou que com o código de barras cada prova será vinculada automaticamente ao candidato “sem risco de confusão".

"Não é o nome ou número de inscrição, mas a máquina consegue ler e garantir que aquela prova pertence àquela pessoa. Queremos que os candidatos se preocupem apenas com o conteúdo da prova, não com formalidades burocráticas”, detalhou a ministra.

Nova tecnologia

Com a nova tecnologia, cada caderno de questões virá com um código único, que identifica o candidato sem revelar seus dados pessoais aos corretores das provas. O anonimato em processos de seleção tem o objetivo de garantir a imparcialidade e a justiça.

O MGI entende que a alteração será útil quando houver diferentes versões da mesma prova dentro de uma mesma sala de aplicação do concurso público. As versões distintas são resultado do embaralhamento de questões idênticas da prova objetiva.

A expectativa da pasta é que o novo sistema também agilize a correção e a divulgação de resultados dos candidatos. No primeiro concurso unificado, os resultados finais foram disponibilizados pelo MGI e pela banca examinadora, a Fundação Cesgranrio, em 28 de fevereiro, 194 dias após a aplicação das provas objetivas e discursivas.

A previsão inicial do governo federal era que os resultados fossem divulgados em 25 de novembro. Porém, foram adiados após a União firmar acordo judicial com o Ministério Público Federal (MPF), permitindo a volta de 32.260 candidatos ao processo de seleção.

Edital único

Outro ajuste para o CNU 2, baseado nos aprendizados da primeira versão do chamado Enem dos Concursos, será o edital unificado para todos os blocos temáticos, com oito documentos separados.

Na primeira edição CNU, os oito blocos temáticos foram separados conforme áreas das vagas autorizadas para cada um dos 21 órgãos públicos federais participantes do certame. Sendo que sete editais foram para cargos que exigem nível superior de instrução, e apenas o oitavo documento do edital teve foco nas vagas de ensino médio.

Provas em 2025

O termo de referência para a escolha da banca examinadora do CPNU 2 deve ser lançado ainda em abril, e a aplicação das provas deve ocorrer no segundo semestre, prevê o MGI.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra já havia adiantado que gostaria de repetir as provas do CNU 2 em agosto deste ano, porque é o mês de menor incidência de chuvas na maior parte do Brasil, considerando os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, em abril e maio de 2024.

A ministra Esther Dweck confirmou que não haverá uma edição do concurso em 2026.

"Por ser ano de eleição, é muito mais difícil realizar o concurso. Temos que homologar todos os resultados antes do início do período eleitoral", argumentou.

Novas carreiras

O maior concurso público já feito no país ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais e teve mais de 2,11 milhões de inscritos confirmados.

A lista de participantes do CNU 2025 ainda está sob análise do Ministério da Gestão e Inovação.

Para a segunda edição, o ministério confirmou que duas carreiras serão incluídas no concurso. As novas carreiras transversais são Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico, ambas de nível superior.

Carreiras transversais são aquelas com atribuições e responsabilidades que podem ser exercidas em diversos órgãos e entidades da administração pública federal.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:50h • 14 de dezembro de 2025

Dependência do WhatsApp cresce e força mercado a migrar para APIs oficiais e mais segurança

Bloqueios em alta, riscos operacionais e avanço das fraudes pressionam mercado a migrar para APIs oficiais e profissionalizar a mensageria

Descrição da imagem

Mundo • 14:26h • 14 de dezembro de 2025

Agência SP Verifica: veja o que é verdade e o que é mentira sobre a conta de água

Tarifa cobrada pela Sabesp será 15% menor do que se empresa ainda fosse estatal

Descrição da imagem

Economia • 13:38h • 14 de dezembro de 2025

Governo lança pacote “MEI em Ação” para fortalecer microempreendedores

Às vésperas dos 17 anos do Microempreendedor Individual, o Governo Federal anuncia um conjunto de ações que moderniza serviços, amplia o apoio público e reforça a digitalização para os quase 17 milhões de MEIs no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:01h • 14 de dezembro de 2025

Cinco brincadeiras de férias que ajudam crianças a entender organização e planejamento financeiro

Atividades lúdicas estimulam raciocínio, escolhas conscientes e noções de valor desde cedo, segundo especialistas em educação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:48h • 14 de dezembro de 2025

Ame ou odeie: o ingrediente mais comentado do Natal tem mais vantagens do que parece

Apesar da divisão nas mesas brasileiras, nutricionista explica por que a uva-passa segue firme nas receitas de fim de ano

Descrição da imagem

Variedades • 12:13h • 14 de dezembro de 2025

Marte fica no Rio Grande do Norte? Para um experimento da Embrapa, sim

A 100 km da capital potiguar, no município de Caiçara do Rio do Vento, o Habitat Marte é uma instalação que simula condições espaciais no coração do Semiárido

Descrição da imagem

Educação • 11:40h • 14 de dezembro de 2025

Microsoft e SENAI-SP fecham parceria para formar 50 mil profissionais em cibersegurança até 2026

Programa CyBR amplia qualificação técnica no país, prepara docentes e cria curso online aberto ao público com foco em proteção digital e mercado de trabalho

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:16h • 14 de dezembro de 2025

Dia Internacional dos Direitos Humanos destaca desafios antigos e novas ameaças

Crescimento da desinformação, pressões da transição energética e violações trabalhistas revelam a urgência de fortalecer garantias fundamentais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025