• Palestra do Sebrae em Cândido Mota ensina estratégias para impulsionar as vendas de Natal
  • Biblioteca Municipal de Assis recebe evento sobre letramento racial com professora da Unesp
  • Semana começa com tempo firme em Assis, mas pancadas de chuva devem retornar a partir de quarta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 09:38h • 03 de junho de 2025

São Paulo mantém redução dos casos de feminicídios em todo o estado em 2025

Crimes recuaram 10% em quatro meses na comparação com o mesmo período do ano passado

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Cabine Lilás é uma das iniciativas para aumentar a proteção das mulheres.
Cabine Lilás é uma das iniciativas para aumentar a proteção das mulheres.

O Estado de São Paulo encerrou o quarto mês do ano com queda de 10% nos feminicídios. De janeiro a abril, foram 81 crimes contra as mulheres. Nos quatro meses do ano passado, foram 90 registros.

Só no mês de abril, houve 20 casos em todo o território paulista. No mesmo mês do ano passado, foram 16 feminicídios.

De acordo com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), durante o mês de abril, as denúncias de estupros diminuíram. Os registros passaram de 1.219 para 1.174 — queda de 3,6%.

O monitoramento constante dos dados permite que as autoridades desenvolvam iniciativas e políticas públicas eficazes para contribuir com a proteção das mulheres, avalia a coordenadora das DDMs, a delegada Adriana Liporoni.

“Os dados refletem as iniciativas adotadas pelo estado”, disse a delegada. “É um crime que envolve fatores sociais e culturais, além de diversos outros órgãos que vão além da segurança pública.”

A coordenadora das DDMs indicou que o fortalecimento das ações em todo o estado, desde o recebimento da denúncia, investigação até a oferta de redes de apoio, é crucial no enfrentamento do crime contra as mulheres.

O encorajamento da mulher em denunciar qualquer tipo de violência doméstica ou familiar é um exemplo da confiança da vítima nas instituições. “Antes, muitas vítimas tinham receio em denunciar e levar o caso adiante, mas já percebemos essa mudança”, acrescentou. “A denúncia é o primeiro passo para encerrar o ciclo de violência”.

Como reflexo, cita a delegada, há aumento progressivo nas denúncias de violência doméstica, reduzindo a subnotificação para esse tipo de crime. Neste ano, as mulheres registraram 71 mil boletins de ocorrência, 8% a mais que os casos denunciados de janeiro a abril do ano passado.

Fortalecimento da rede de apoio em todo o estado

Devido à complexidade do crime de violência contra a mulher, o Governo de São Paulo tem expandido a rede de apoio às vítimas.

Neste ano, foram inauguradas sete delegacias da mulher que funcionam 24 horas. Com isso, todas as regiões do estado passam a contar com uma unidade especializada para atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.

O estado conta com 141 delegacias especializadas na proteção da mulher. Com uma equipe técnica, as unidades conduzem as investigações e o atendimento às mulheres de forma orientada, sem pré-julgamentos e em um espaço acolhedor.

As cidades paulistas também contam com 162 salas DDMs que funcionam nos plantões policiais. São espaços para que as mulheres sejam atendidas por uma equipe especializada da DDM por videoconferência para registro de ocorrência e orientação — 68 foram inauguradas no ano passado.

“A expansão das salas DDMs é uma importante iniciativa para o combate à violência doméstica e na garantia de um atendimento especializado às vítimas num momento tão vulnerável”, destaca a delegada Cláudia Nogueira Cobra, coordenadora da DDM Online.

Outra iniciativa foi a criação da Cabine Lilás, instalada no Comando de Operações da Polícia Militar (Copom). O projeto, que começou na capital e foi expandido para São José do Rio Preto e Campinas, conta com atendimento exclusivo de policiais femininas via número 190, onde a vítima é informada sobre os direitos, redes de apoio disponíveis na região em que mora, acionamento de viaturas e ainda recebe orientações diversas sobre como agir em determinadas situações.

Também é orientada a abrir um boletim de ocorrência sem sair de casa, por meio do aplicativo SP Mulher Segura, sobre assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia e guarda do filho, rede de abrigo, auxílio-aluguel, além de serviços de acolhimento e atendimento à saúde.

No aplicativo SP Mulher Segura, a vítima pode registrar a ocorrência de qualquer lugar. Em casos onde há medida protetiva, a vítima tem à disposição o botão do pânico, para acionamento imediato da Polícia Militar. Se o agressor for monitorado com tornozeleira eletrônica, a PM recebe informações em tempo real por georreferenciamento caso ele se aproxime da vítima, gerando um alerta para as equipes que estão nas ruas.

São Paulo por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024, como o lançamento do aplicativo SP Mulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 11:18h • 10 de novembro de 2025

Estudantes do Clybas conhecem laboratórios de Engenharia e Arquitetura da FEMA

Visita conectou teoria e prática e despertou o interesse dos alunos pelas áreas de exatas e pelo universo das profissões

Descrição da imagem

Educação • 10:38h • 10 de novembro de 2025

Enem 2025 tem 73% de participação no primeiro dia e gabarito sai na quinta-feira

Primeiro dia do Enem 2025 registrou presença de 73% dos mais de 4,8 milhões inscritos. Aplicação ocorreu sem problemas significativos, segundo o MEC e o Inep. Novidades de segurança e o tema da redação, sobre envelhecimento no Brasil, marcaram a edição.

Descrição da imagem

Cidades • 10:05h • 10 de novembro de 2025

AME Assis se prepara para auditoria de certificação ONA sob gestão da Santa Casa de Assis nesta semana

Unidade pode se tornar a primeira acreditada do Vale do Paranapanema em qualidade e segurança no cuidado em saúde

Descrição da imagem

Mundo • 09:43h • 10 de novembro de 2025

Entrevias reforça orientação: faixa da esquerda deve ser usada apenas para ultrapassagem

Concessionária alerta que o uso incorreto da faixa esquerda aumenta o risco de acidentes e compromete a fluidez no trânsito

Descrição da imagem

Cidades • 09:19h • 10 de novembro de 2025

Maracaí divulga novo cronograma do Arrastão Contra a Dengue; confira os bairros

Ação de limpeza continua nesta semana e percorre diferentes bairros nesta semana

Descrição da imagem

Saúde • 08:53h • 10 de novembro de 2025

Pedrinhas Paulista realiza palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

Evento do Novembro Azul acontece nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, às 19h, no Cine Teatro Municipal “Francesco Pomilio”

Descrição da imagem

Cidades • 08:32h • 10 de novembro de 2025

Palestra do Sebrae em Cândido Mota ensina estratégias para impulsionar as vendas de Natal

Evento gratuito será realizado na segunda-feira, 10 de novembro, às 19h, na Prefeitura de Cândido Mota

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:09h • 10 de novembro de 2025

Biblioteca Municipal de Assis recebe evento sobre letramento racial com professora da Unesp

Evento gratuito com a professora e ativista Dra. Lúcia Helena Oliveira Silva acontece nesta terça-feira, 11 de novembro, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?