Educação • 13:01h • 12 de janeiro de 2025
Seduc-SP convida pesquisadores para criar Centros de Ciência voltados à educação pública
A FAPESP anunciou a Chamada de Propostas para os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) 2024-2025
Da Redação com informações da Secretaria de Educação do Estado de SP | Foto: Arquivo Âncora1

A FAPESP anunciou a Chamada de Propostas para os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) 2024-2025, destacando temas fundamentais para a melhoria da qualidade da educação no estado de São Paulo. A Secretaria da Educação teve os seguintes temas aprovados para pesquisa:
- Desenvolvimento e uso de ferramentas de Inteligência artificial no aprendizado e nas tecnologias educacionais.
- Avaliação do potencial da inteligência artificial e plataformas como ferramenta para a promoção do aprendizado.
- Avaliação de impacto das iniciativas de recomposição de aprendizagens: professor tutor, aluno monitor e orientação de estudos.
- Avaliação de impacto da educação profissional: desenvolvimento profissional e empregabilidade.
- Competências técnicas e comportamentais demandadas pelo mercado para a educação profissional.
- Engajamento e motivação dos estudantes na educação profissional: avaliação do uso de metodologias ativas e de atividades práticas.
Cada CCD associado à Seduc-SP irá tratar de um desses temas e poderá ser financiado com um máximo de R$ 2,5 milhões por ano, em até 5 anos.
A importância da pesquisa aplicada para a educação paulista
A pesquisa aplicada é essencial para transformar desafios em soluções reais. No contexto da educação, ela permite criar respostas práticas, embasadas em dados científicos, para questões que impactam diretamente o desempenho de alunos, professores e gestores.
No estado de São Paulo, a integração entre a academia e o setor público, viabilizada pelos CCD, pode gerar inovações como modelos eficazes de ensino integral, políticas que reduzam desigualdades educacionais e ferramentas baseadas em inteligência artificial. Essas iniciativas asseguram que o conhecimento científico seja traduzido em ações concretas, promovendo um impacto positivo no aprendizado e na equidade escolar.
Com esta iniciativa, FAPESP e Seduc-SP reafirmam o papel da ciência como agente transformador da sociedade, trazendo impactos diretos para a educação paulista e contribuindo para um futuro mais justo e inovador.
Como participar?
Pesquisadores de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa têm até o dia 31 de março de 2025 para submeter suas propostas por meio do sistema SAGe da FAPESP. As propostas deve ser elaboradas com anuência da Secretaria da Educação, e podem incluir também empresas ou organizações não governamentais.
Para participar, leia todas as informações e o edital completo AQUI.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital