• Advogado de Assis orienta sobre direitos em aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente
  • Rede Trans de Assis realiza encontro de acolhimento nesta quinta-feira
  • Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar
  • Inscrições abertas para curso de operação de tratores agrícolas em Maracaí; vagas limitadas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:37h • 19 de maio de 2025

Senado Italiano aprova restrições para cidadania e exclui bisnetos de italianos

Nova legislação limita pedidos a filhos e netos e dobra taxa para reconhecimento; medida afeta milhões de brasileiros descendentes de italianos

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Base Comunica | Foto: Divulgação

Brasileiros com ascendência italiana podem perder direito à cidadania
Brasileiros com ascendência italiana podem perder direito à cidadania

O Senado da Itália aprovou na sexta-feira, 17 de maio, o Decreto-Lei nº 36/2025, que altera as regras para concessão da cidadania italiana por descendência, conhecida como jus sanguinis. O texto estabelece que apenas filhos e netos de italianos poderão solicitar o reconhecimento da cidadania. Bisnetos e gerações seguintes serão excluídos, caso a lei também seja aprovada pela Câmara dos Deputados, o que deve começar a ser debatido a partir desta segunda-feira, 19 de maio.

A proposta também dobra o valor da taxa de solicitação, passando de 300 para 600 euros, o que pode dificultar ainda mais o acesso ao processo, especialmente para famílias da América Latina.

O novo texto elimina a exigência de que o ascendente tenha nascido na Itália, mas traz uma nova regra considerada restritiva: o direito só será concedido a quem comprovar que seu pai, mãe, avô ou avó tinha exclusivamente a cidadania italiana no momento do falecimento.

Impacto para brasileiros

A mudança tem impacto direto sobre o Brasil, onde mais de 30 milhões de pessoas têm origem italiana. Muitos descendem de bisavós ou trisavós, o que os tornaria inelegíveis pela nova regra.

Segundo Matheus Reis, CEO da empresa especializada em processos de cidadania io.Gringo, a decisão representa um forte retrocesso: “Ao limitar o direito à cidadania, a Itália ignora a contribuição histórica e cultural desses descendentes para a nação.”

Ele lembra que a cidadania italiana vai além de um documento, sendo o reconhecimento de uma herança que moldou gerações. Reis também alerta para o possível desrespeito ao princípio da irretroatividade da lei, já que a nova legislação afeta inclusive nascidos antes de sua publicação.
o que muda na prática

•    Via judicial: continuam válidas as ações protocoladas até 27 de março de 2025, mas podem ser impactadas por decisão da Corte Constitucional prevista para 24 de junho.
•    Via administrativa: não será mais possível dar entrada, a não ser para quem já tiver solicitado antes de 27 de março.

O governo italiano justifica que a medida tem o objetivo de valorizar um vínculo “cultural e cívico” com o país, alinhando-se a outras legislações da União Europeia. Para o vice-premiê Antonio Tajani, a intenção é restringir o benefício a quem tem uma ligação efetiva com a Itália, e não apenas burocrática.

No entanto, a repercussão entre as comunidades ítalo-descendentes foi imediata e negativa. Há o receio de que o projeto seja aprovado também na Câmara dos Deputados, o que tornará as mudanças definitivas. Diversas entidades já se mobilizam contra o decreto, que ainda pode sofrer alterações durante o trâmite parlamentar.

O que fazer agora

Para quem ainda deseja dar entrada no processo de cidadania, o prazo já se encerrou para novas solicitações. Apenas processos já protocolados seguem válidos e, ainda assim, com risco de questionamentos jurídicos.

Enquanto isso, cresce a expectativa em torno da decisão da Corte Constitucional, que poderá rever parte das medidas aprovadas pelo Senado. Especialistas recomendam que os interessados acompanhem os desdobramentos e busquem orientação especializada.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 16:17h • 28 de agosto de 2025

Palmital realiza mutirão de atualização do Cadastro Único nesta sexta e sábado

Ação acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro Comunitário Segundo Montanher, e é voltada para famílias beneficiárias de programas sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:50h • 28 de agosto de 2025

Governo de SP amplia medidas para preservar níveis dos reservatórios

Seguindo recomendação da SP Águas, Arsesp estabelece regime de prevenção para controlar a retirada de água dos reservatórios. Medida é resultado do trabalho contínuo de monitoramento conduzido no âmbito do São Paulo Sempre Alerta

Descrição da imagem

Economia • 15:13h • 28 de agosto de 2025

Empresas familiares enfrentam dilema da sucessão e precisam planejar com antecedência

Falta de planejamento e governança ainda compromete a longevidade dos negócios familiares no Brasil e aponta caminhos para uma transição bem-sucedida

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:46h • 28 de agosto de 2025

SP Escola de Teatro abre inscrições para 102 vagas em cursos técnicos

As aulas do curso técnico acontecem presencialmente, nas duas unidades da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt e Brás) nos períodos matutino ou vespertino

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:06h • 28 de agosto de 2025

DJ Zezinho e gastronomia típica animam noite especial da Feira da Família em Tarumã

Feira da Família movimenta Tarumã com música, gastronomia e lazer nesta quinta-feira

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 13:32h • 28 de agosto de 2025

Como escolher um bom azeite: especialista dá dicas para não cair em armadilhas no mercado

Produto é um dos mais falsificados do mundo e leitura atenta do rótulo pode evitar fraudes e garantir benefícios à saúde

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:01h • 28 de agosto de 2025

Advogado de Assis orienta sobre direitos em aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente

Especialista em Direito Previdenciário orienta segurados do INSS sobre benefícios pouco conhecidos que podem garantir mais segurança financeira

Descrição da imagem

Cidades • 12:41h • 28 de agosto de 2025

Tarumã realiza audiência pública para discutir PPA 2026–2029 e LDO 2026 nesta quinta-feira

Encontro acontece às 18h30, na Câmara Municipal, e terá participação aberta à comunidade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?