• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 11:29h • 31 de janeiro de 2025

Sindicatos de trabalhadores criticam nova alta dos juros

CNI considera elevação da Selic injustificada e equivocada

Agência Brasil | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Para a CNI, a decisão do Banco Central não leva em conta a desaceleração da atividade econômica, observada já no desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2024.
Para a CNI, a decisão do Banco Central não leva em conta a desaceleração da atividade econômica, observada já no desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2024.

Sindicatos patronais e de trabalhadores criticaram, na noite de quarta-feira (29), a elevação da taxa básica de juros (Selic) para 13,25% ao ano. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) condenou “veementemente” a nova alta anunciada pelo Banco Central, que deixou a categoria “frustrada”.

“Não há outra palavra para caracterizar mais este absurdo do que frustração, pois esperávamos que, sob o comando de Gabriel Galípolo [indicado pelo governo federal], houvesse uma reversão neste processo”, afirma a CUT, em nota.

“Rentistas, agiotas e seus asseclas no parlamento e nos meios de comunicação pressionam por aumentos sucessivos da taxa Selic. E o fazem em interesse próprio. Falam da inflação dos preços de bens e serviços, mas nenhuma palavra é dita sobre a inflação da dívida bruta do Brasil, que deverá aumentar em torno de R$ 50 bilhões”, acrescentou a entidade.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considerou a elevação dos juros injustificada e equivocada. “É mais um movimento injustificado da política monetária brasileira e que ocorre em consequência da longa cultura de juros reais elevadíssimos que persiste no Brasil”.

“Com a decisão, o Banco Central mostra que continua persistindo em uma única ferramenta de política monetária – a elevação dos juros –, no enfrentamento de expectativas de inflação. Não considera, no entanto, os efeitos impactantes dos juros e a taxa de câmbio na própria inflação. O comprometimento com o equilíbrio fiscal e com a racionalidade dos gastos públicos precisa ser exercido e cobrado por todos”, destaca a entidade.

Para a CNI, a decisão do Banco Central não leva em conta a desaceleração da atividade econômica, observada já no desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2024. “Fica evidente que o aumento da Selic foi uma decisão excessiva e na direção errada, representando somente mais custos financeiros para as empresas e os consumidores, e perda adicional e desnecessária de empregos e renda”, afirmou em nota.

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) disse que a nova alta compromete o desenvolvimento sustentável de setores estratégicos e restringe investimentos.

“A Firjan considera que o novo aumento da taxa básica de juros, de 12,25% para 13,25% ao ano, vai intensificar o processo de desaceleração da indústria nacional. Recentemente, a produção industrial teve duas quedas consecutivas e está 15% abaixo do nível máximo da série histórica”, afirma a entidade.

“A alta dos juros não apenas compromete o desenvolvimento sustentável de setores estratégicos, mas também restringe os investimentos necessários para impulsionar a produtividade”.

A Força Sindical repudiou também o aumento de juros, classificando a alta da taxa Selic de "prêmio aos especuladores". “A atual política econômica está destoando dos anseios da classe trabalhadora. Elevar os juros nesse momento traz mais incertezas. A decisão trará efeitos negativos sobre a criação de emprego e renda”, acrescenta a entidade.

“O aumento dos juros tende a desestimular o investimento e o consumo no país. O aumento é mais uma forma de asfixiar os trabalhadores. Sem cortes relevantes, há redução dos investimentos e das chances de crescimento”, conclui a Força Sindical.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025