• Habemus Papam: Fumaça branca marca a escolha do novo Papa na 2ª votação
  • Missas especiais no domingo celebram o Dia das Mães no Cemitério da Saudade em Assis
  • Assis realiza ação de prevenção ao câncer de ovário nesta quinta-feira; confira os detalhes e horários
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 15:59h • 20 de fevereiro de 2025

Síndrome de Asperger: entenda por que o termo não é mais usado

Diagnóstico é enquadrado como transtorno do espectro autista (TEA)

Da Redação com informações de Agência Brasil | Foto: Ilustração/Simbolo Autismo

Características que antes integravam a síndrome, portanto, permanecem como padrões a serem observados ao diagnosticar uma pessoa com TEA.
Características que antes integravam a síndrome, portanto, permanecem como padrões a serem observados ao diagnosticar uma pessoa com TEA.

Autismo leve ou autismo de alta funcionalidade são algumas expressões populares associadas à síndrome de Asperger. O que poucos sabem é que essa nomenclatura deixou de ser utilizada desde 2013, quando a maioria das pessoas com o diagnóstico foi enquadrada no transtorno do espectro autista (TEA) como autista nível 1 de suporte.

Em entrevista à Agência Brasil, o psicólogo Leandro Cunha explicou que a síndrome de Asperger era uma condição caracterizada por dificuldades na interação social, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos, conhecidos como hiperfocos. Distinguia-se do autismo clássico por não apresentar atraso cognitivo global e porque a comunicação verbal se fazia presente.

“Por isso, muitas vezes, Asperger era associada a termos como autismo leve ou autismo de alta funcionalidade”, destacou.

“Comportamentos antes atribuídos à síndrome ainda são observados no diagnóstico de TEA. O que mudou foi a ausência de uma separação formal, considerando que o espectro varia em intensidade e frequência de características. Isso permite uma abordagem mais flexível e individualizada”, explica.

Entenda

A síndrome de Asperger foi descrita inicialmente pelo pediatra austríaco Hans Asperger, em 1944, após observar pacientes com dificuldades de interação social. Anos depois, a condição passaria a figurar como uma categoria diagnóstica distinta. Desde 2013, entretanto, a síndrome deixou de existir isoladamente e passou a integrar o escopo do TEA.

Foi por meio da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria, que surgiu o termo transtorno do espectro autista. A publicação passou a enquadrar tanto o chamado autismo clássico como a síndrome de Asperger como uma única condição, mas com um grande espectro de características e sintomas.

Algo semelhante aconteceu com a Classificação Internacional de Doenças (CID), que contém cerca de 55 mil códigos para lesões e doenças. A CID-10, que vigorou de 1993 a 2021, classificava o autismo dentro dos transtornos globais do desenvolvimento e codificava separadamente a síndrome de Asperger. Já na CID-11, em vigor desde janeiro de 2022, Asperger deixa de existir isoladamente e passa a fazer parte do TEA.

Características que antes integravam a síndrome, portanto, permanecem como padrões a serem observados ao diagnosticar uma pessoa com TEA.

“A mudança é positiva porque reconhece o autismo como um espectro, evitando divisões rígidas que dificultavam o diagnóstico e o acesso ao suporte adequado. Além disso, promove uma visão mais inclusiva da condição”, avalia a psicóloga e psicanalista Sílvia Oliveira.

“A nova classificação reconhece o TEA como um espectro contínuo, no qual os sintomas variam em intensidade e impacto na vida do indivíduo, sem barreiras artificiais entre os diagnósticos”, completou a especialista.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:24h • 08 de maio de 2025

Nova lei garante nutrição adequada e terapia nutricional a pessoas com transtorno do espectro autista

Assinada também pela ministra Macaé Evaristo, expectativa é que a norma contribua para a melhoria dos protocolos de atendimento nos serviços públicos de saúde nestes casos

Descrição da imagem

Mundo • 13:08h • 08 de maio de 2025

Habemus Papam: Fumaça branca marca a escolha do novo Papa na 2ª votação

Em um momento histórico, a Capela Sistina anunciou com fumaça branca a escolha do novo Papa já na segunda votação do conclave, marcando a virada na sucessão de Francisco

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:02h • 08 de maio de 2025

Edição Especial: Feira da Lua traz arte, cultura e música boa para Maracaí nesta quinta-feira

Com apresentação musical, feira multicultural e food trucks, evento será realizado a partir das 18h, atrás da Praça da Matriz, em Maracaí

Descrição da imagem

Cidades • 12:42h • 08 de maio de 2025

Tiro de Guerra de Assis recebe palestra sobre segurança viária no lançamento do Maio Amarelo

Agentes de Trânsito promovem conscientização sobre prevenção de acidentes e responsabilidade no trânsito

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:10h • 08 de maio de 2025

Oficina gratuita de fotografia pinhole oferece uma experiência analógica única; inscrições estão abertas

Evento oferece experiência única de construção de câmeras e revelação artesanal de imagens no laboratório da FEMA

Descrição da imagem

Esporte • 11:50h • 08 de maio de 2025

Apoio ao esporte local: Basquete profissional volta a Assis e busca patrocinadores para nova temporada

Projeto revitalizado promete fortalecer o esporte e oferecer grandes oportunidades de visibilidade para marcas e empresas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:19h • 08 de maio de 2025

Álcool e direção: Detran-SP quer fiscalizar 70 mil motoristas no Maio Amarelo 2025

Mês dedicado à conscientização por trânsito mais seguro deve contar com 97 operações de combate à alcoolemia em todo o estado, aumento de 42% em relação a 2024

Descrição da imagem

Cidades • 10:31h • 08 de maio de 2025

Missas especiais no domingo celebram o Dia das Mães no Cemitério da Saudade em Assis

Dois momentos de oração e homenagens para as mães falecidas e as que ainda estão entre nós; confira os horários

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?