Saúde • 09:02h • 12 de novembro de 2025
SP inicia semana de mobilização contra arboviroses com ações contra a dengue
Governo de São Paulo busca alertar a população sobre o risco de transmissão da doença
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
De acordo com dados da Secretaria de Saúde (SES-SP), de 2024 até esta segunda-feira (10) foram registrados mais de 3 milhões de casos de dengue e 3.315 óbitos pela doença no Estado de São Paulo. Com o intuito de antecipar e alertar a população sobre o risco de transmissão, o Governo iniciou a Semana de Mobilização de Arboviroses nos 645 municípios do território paulista.
A intensificação das ações, que vão até o dia 14 de novembro, contam com atividades educativas, comunitárias e informativas, e também em relação ao controle do vetor, com o objetivo de prevenir e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.
As recomendações às equipes de saúde são voltadas à eliminação de criadouros, mutirões de limpeza, visitas domiciliares, palestras em escolas e unidades de saúde, além da distribuição de materiais educativos.
Os dados de registro da dengue no Estado são atualizados diariamente e podem ser acompanhados no Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES) da SES-SP: https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/dengue.
Principais sintomas da dengue:
- Febre Alta;
- Dor atrás dos olhos;
- Dores no corpo, músculos e articulações;
- Manchas avermelhadas na pele e coceira;
- Náuseas.
Vacinação
O Instituto Butantan desenvolve a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, que coloca São Paulo e o Brasil na vanguarda. O imunizante contra os quatro sorotipos de dengue teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine, que mostraram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática aos dois anos de acompanhamento. Resultados da fase 3 do ensaio clínico publicados na The Lancet Infectious Diseases mostraram, ainda, uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme. Atualmente, o Butantan aguarda a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso do imunizante.
Simpósio Vigilância em Saúde em Movimento (VIMSP)
Entre os dias 1º e 5 de dezembro, São Paulo será sede do Simpósio Vigilância em Saúde em Movimento (VIMSP), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro deve reunir centenas de profissionais, pesquisadores, estudantes e gestores da área de vigilância em saúde.
Com representantes confirmados de 170 municípios paulistas e de estados como Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe, o VIMSP se consolida como um dos principais fóruns nacionais dedicados ao tema. A proposta é fomentar o intercâmbio de experiências e fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de riscos sanitários.
Tire suas dúvidas
O Governo de SP lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre dengue, Zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo