Educação • 10:01h • 22 de agosto de 2025
SP lança segunda edição do Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares
Livro de receitas vencedoras da primeira edição está disponível em formato online no site da Secretaria da Educação; concurso deste ano tem como tema alimentação e sustentabilidade
Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está com inscrições abertas para a segunda edição do Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares, que neste ano terá como tema alimentação e sustentabilidade. A iniciativa, promovida pela equipe de nutrição da pasta, busca valorizar os profissionais que preparam as refeições escolares e estimular práticas de aproveitamento integral dos alimentos.
Durante a divulgação da segunda edição para as equipes escolares, a equipe da Seduc-SP confirmou o lançamento do e-book “Sabores Paulistas pelas mãos das cozinheiras escolares”, que reúne as 83 receitas vencedoras da primeira edição. O material está disponível gratuitamente on-line e, em breve, também será impresso e distribuído para as 5.000 escolas estaduais paulistas.
“É um prazer estar aqui lançando um dos frutos da primeira edição do concurso, o nosso e-book. O concurso é muito mais que um desafio culinário, é uma iniciativa educativa e cultural que resgata tradições alimentares e valoriza os profissionais envolvidos”, diz Tatiane Domingos, coordenadora de Alimentação Escolar da Seduc-SP.
Entre as convidadas do lançamento estavam as cozinheiras Elaine Cristina Oliveira e Lucilene Cardoso de Almeida, da Escola Estadual Deputado Manoel da Nóbrega, localizadas na zona leste da capital, autoras de uma das receitas premiadas em 2024, a paella com carne suína.
“A gente adaptou essa receita porque os alunos não aceitavam a cenoura e, por outro lado, eles amam carne suína. Depois dessa mistura, a paella foi aceita por 100% dos alunos”, contou Elaine.
‘Reality show’ com estudantes como jurados
Entre as etapas do concurso está a avaliação, pelos alunos, das receitas escolhidas para o concurso, quando eles se tornam, brincam as cozinheiras, jurados das receitas apresentadas.
As duas profissionais premiadas em 2024 lembraram que os próprios estudantes as incentivaram a participar. “Nós também preparamos um risoto de frango que é um sucesso na escola, mas eles mesmos disseram que precisávamos inscrever a paella, e aqui estamos”, conta Elaine. Para elas, o segredo do sucesso está no cuidado com cada prato servido: “O tempero melhor é o amor, estamos nos sentindo valorizadas e as crianças agradecem. Quando eles vêm e dizem que a nossa comida está gostosa, que o que fizemos alegrou o dia deles, para a gente é maravilhoso”, completa Lucilene.
Segundo Giovanna Zoia, nutricionista e líder do projeto na Educação, o tema sustentabilidade foi escolhido para aproximar a prática da cozinha escolar de questões ambientais e sociais. “A forma como a gente cozinha também pode ser mais sustentável. Usar todas as partes do alimento, como cascas e sementes, evita desperdício e ajuda a preservar os recursos do planeta”, afirma.
Giovanna ainda destaca que a Secretaria já vem incorporando ingredientes da agricultura familiar no cardápio escolar e que o concurso é uma oportunidade para aproximar a alimentação das ações pedagógicas.
Material de apoio
Para apoiar as cozinheiras e cozinheiros e suas escolas no desenvolvimento de receitas mais criativas e sustentáveis, a Secretaria de Educação elaborou, em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape), um conjunto de materiais de apoio. O conteúdo reúne 16 temas relacionados à alimentação e sustentabilidade, disponibilizados em vídeos e arquivos em PDF, que podem ser acessados por gestores, professores e pelas equipes das cozinhas.
A formadora da Efape, Jocília Araujo, também presente na live, afirmou que todo o trabalho de apoio tem sido feito porque “nas escolas, quem cozinha também educa”.
Inscrições e premiação
As inscrições para o concurso já estão abertas e as etapas estão divididas dessa forma:
- Até o dia 5 de setembro: as escolas formam suas equipes para a disputa e inscrevem a receita escolhida no site do concurso;
- Entre 8 de setembro e 14 de novembro, as cozinheiras devem escolher um dia para oferecer a receita escolhida para os estudantes de toda a escola e esses estudantes votarão na receita por meio de um portal da Alimentação Escolar;
- As escolas devem preencher o formulário com as informações sobre a receita e participação dos alunos até o dia 24 de novembro;
- A divulgação do resultado do concurso está prevista para o mês de dezembro.
A nova edição do contará com premiações especiais, entre elas uma aula com a chef Elisa Fernandes, uma viagem ecoturística, a criação de um novo e-book com as receitas vencedoras de 2025, além de troféus para as escolas vencedoras – uma novidade desta edição.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital