• Maracaí: última semana do Refis 2025 com até 100% de desconto para regularização de dívidas
  • INMET mantém alerta para chuva forte e risco de granizo nesta semana em Assis
  • Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 14:00h • 07 de abril de 2025

SP passa a exportar avocado para novos mercados internacionais

Líder na produção nacional de abacate, SP abre vendas para importante país consumidor da fruta

Agência SP | Foto: Divulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento

SP está iniciando a exportação do avocado para Chile e Japão após missões estrangeiras visitarem o estado.
SP está iniciando a exportação do avocado para Chile e Japão após missões estrangeiras visitarem o estado.

A produção paulista de avocado, o abacate da variedade Hass, tem atraído interesse no mercado internacional. Maior produtor nacional da fruta, sendo responsável por mais de 40% da produção brasileira, São Paulo está iniciando a exportação do avocado para Chile e Japão após missões estrangeiras visitarem o estado, desde 2023, para validarem os requisitos fitossanitários para a importação.

O Chile é o 2º maior consumidor per capita de avocado no mundo, representando uma ótima oportunidade de negócio para o avocado paulista. “O consumo chileno é altíssimo, com cerca de 8kg por pessoa/ano, e vem subindo. É um país que nos gera altas expectativas. Esse ano será experimental, mas no futuro esperamos importantes ganhos”, destaca Lígia Carvalho, produtora e diretora da Jaguary, pioneira no desenvolvimento do abacate Hass no Brasil. Outra vantagem é que o Brasil está na contra-safra do avocado chileno, que produz até agosto, enquanto aqui se produz, aproximadamente, de fevereiro até junho e julho.

“A abertura de mercados internacionais para os produtos paulistas reforça a qualidade e a competitividade da fruticultura do Estado. São Paulo se destaca não apenas pelo volume, mas pela excelência em atender os mais rigorosos padrões fitossanitários internacionais. Esse avanço representa a atração de novos investimentos para a agricultura paulista em cenário global”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

O Japão é um importante comprador de frutas frescas do mundo, sendo o maior importador de avocados da Ásia, representando um importante potencial para a expansão das vendas da fruta. Entretanto, o tamanho da exportação para o Japão ainda é uma incógnita. “A distância, a grande exigência do mercado japonês e a necessidade de envio aéreo trazem incertezas. Por enquanto, vamos aprender a atender esse mercado”, afirma Lígia.

Em 2024, o estado de São Paulo produziu mais de 223 mil toneladas de abacate, principalmente nas regiões de Ourinhos, Mogi Mirim e São João da Boa Vista, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.

No mercado nacional, a demanda pelo avocado tem crescido, mas o Brasil ainda está distante do consumo mundial. Em média, o brasileiro consome 1,3kg de abacate – tropical e avocado – por ano. Se tratando apenas de avocado, o consumo cai para 300 gramas anuais. “Há um caminho a trilhar que envolve muitos desafios: comunicação, marketing, ensinar sobre o avocado, quais as possibilidades de consumo, e principalmente, não ter ruptura do produto no supermercado, entrando na lista de compras, na rotina dos brasileiros”, finaliza a diretora da fazenda Jaguary.

O Avocado é uma variedade surgida na Califórnia, nos Estados Unidos da América, e hoje é cultivado mundialmente por suas características, como a alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Apresenta grande versatilidade, podendo ser utilizado para pratos salgados e doces, e popularizado pela culinária mexicana. O avocado tem forma mais arredondada e é um pouco menor que o abacate, que costuma ter quase o dobro de tamanho. A casca do avocado é enrugada e, ao longo do amadurecimento, se torna roxa, enquanto a do abacate costuma ser verde.

Defesa Agropecuária cumpre requisitos fitossanitários e garante exportações

A garantia do cumprimento dos requisitos fitossanitários para a exportação é realizada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria Estadual de Agricultura. Os países importadores colocam em seus planos de trabalho a necessidade de medidas para mitigação e controle das pragas. “A certificação é feita através do acompanhamento de campo do responsável técnico habilitado, que garante o cumprimento das medidas, como inspeção, monitoramento e retirada de frutos caídos. Todo o processo é auditado pela CDA”, explica a engenheira agrônoma Cristina Abi Rached Iost, gerente do Programa Estadual de Certificação Fitossanitária e do Programa Estadual de Exportação de Produtos Vegetais.

Com a abertura dos mercados do Japão e Chile, a Defesa Agropecuária iniciou, em 2025, os cadastros e acompanhamento do abacate variedade Hass nas propriedades e casas de embalagem que processam o fruto. Atualmente estão cadastradas 05 propriedades e 05 casas de embalagem. “A exigência vai depender do país e da praga que é restritiva, contudo, jamais é esperado o envio de vegetais ou partes de vegetais com pragas de qualquer esfera, mesmo as que não constam em requisitos fitossanitários”, completa Cristina.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 12:32h • 15 de dezembro de 2025

Paraná publica edital do concurso público com 641 vagas para o Quadro Próprio da Saúde

Coordenado pela Secretaria da Administração, concurso é o primeiro para o Quadro da Saúde desde 2016. Nos últimos meses, a Sesa também publicou uma série de resoluções que oficializaram 4,5 mil promoções e progressões dos servidores do Quadro Próprio da Saúde (QPSS). Até o fim do ano outros 400 devem ser contemplados

Descrição da imagem

Economia • 12:05h • 15 de dezembro de 2025

Comércio de Assis entra em horário especial e passa a funcionar todos os dias até o Natal

Calendário anunciado pela Associação Comercial Industrial prevê abertura ininterrupta entre 15 e 24 de dezembro para atender consumidores da cidade e da região

Descrição da imagem

Educação • 11:39h • 15 de dezembro de 2025

Centro Paula Souza abre seleção para monitores do Intercâmbio Cultural 2025

Podem participar professores por tempo indeterminado e servidores de Etecs, Fatecs e Administração Central; candidatos devem preencher formulário no site da ARInter

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:10h • 15 de dezembro de 2025

Carreta Pegasus retorna ao Natal de Assis com programação de 15 a 19 de dezembro

Atração percorre pontos centrais da cidade com passeios gratuitos para crianças e famílias

Descrição da imagem

Mundo • 10:53h • 15 de dezembro de 2025

Detran-SP acelera implantação de novas regras para a emissão de CNH

Órgão de trânsito de São Paulo fará implementação ágil da reforma federal para obtenção da CNH

Descrição da imagem

Saúde • 10:21h • 15 de dezembro de 2025

Por que as doenças mentais ainda são um tabu no mundo corporativo

Burnout, ansiedade e depressão avançam nas empresas, mas o medo do julgamento ainda impede o debate aberto

Descrição da imagem

Saúde • 09:43h • 15 de dezembro de 2025

Saúde de SP reforça alerta para vacinação após novo caso importado de sarampo

Estado registra segundo caso neste ano e intensifica ações de vigilância e prevenção

Descrição da imagem

Classificados • 09:19h • 15 de dezembro de 2025

O que acontece depois que o currículo é enviado e por que tantos candidatos nunca recebem retorno

Triagem automática, excesso de inscrições e falhas recorrentes ajudam a explicar o silêncio nos processos seletivos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025