Responsabilidade Social • 08:30h • 10 de fevereiro de 2026
SP reforça ações de proteção à mulher durante o Carnaval
Iniciativa garante mais proteção e acolhimento e ampliam a visibilidade das políticas públicas para mulheres no estado
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP
O Governo de São Paulo ampliou as ações de proteção à mulher para o Carnaval deste ano, com reforço no policiamento, atendimento especializado e atividades educativas nos principais eventos da folia, do pré ao pós-Carnaval. As medidas fazem parte do movimento SP Por Todas, que reúne políticas públicas voltadas à proteção, ao acolhimento e à autonomia das mulheres.
Entre as iniciativas, está a presença de uma unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) nos megablocos da capital, em regiões como Ibirapuera e Consolação. No local, mulheres vítimas de qualquer tipo de violência poderão receber atendimento imediato, registrar ocorrência e ser encaminhadas, se necessário, a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML).
Segundo a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Ivalda Aleixo, a presença da unidade em eventos de grande porte é essencial para garantir acolhimento. “É uma forma de mostrar que as mulheres não estão sozinhas e que o atendimento está próximo e acessível”, afirmou.
O ônibus SP Por Todas, que concentra serviços de orientação, acolhimento e proteção, também estará presente no Carnaval. Ele passa por Santos entre os dias 6 e 8 de fevereiro e pelo Sambódromo do Anhembi nos dias 13 e 14. No local, equipes do governo realizam ações educativas sobre assédio e divulgam a rede de proteção à mulher, que inclui o Protocolo Não Se Cale e o aplicativo SP Mulher Segura.
De acordo com a secretária de Políticas para a Mulher, Adriana Liporoni, a iniciativa garante segurança também nos momentos de lazer. “A mulher poderá ser atendida, receber orientações, registrar boletim de ocorrência e solicitar medida protetiva, onde quer que esteja”, destacou.
Além disso, o esquema especial de segurança do Carnaval contará com policiais militares femininas voltadas ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e à prisão de agressores. Elas atuarão em contato direto com a Cabine Lilás, do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
O reforço na segurança começou no sábado (7) e contará com mais de 5 mil policiais. Para o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, a atuação de equipes especializadas reforça o compromisso do governo. “Nosso objetivo é garantir um atendimento rápido, humanizado e com todo o suporte necessário para que as mulheres se sintam seguras para denunciar”, afirmou.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita