Policial • 16:52h • 07 de outubro de 2025
SP treina cães para detectar drogas e celulares em presídios do interior
Os animais passam por exercícios específicos de faro, simulações de ocorrências e ambientação em diferentes cenários, o que garante preparo para situações reais
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

A Polícia Penal do Estado de São Paulo tem reforçado as ações de prevenção à entrada de ilícitos nas Unidades Prisionais da Região Central, com destaque para o uso de cães de faro e a atuação integrada dos canis. O trabalho conjunto tem sido fundamental para localizar drogas e aparelhos celulares, aumentando a efetividade das operações e fortalecendo a segurança institucional.
O treinamento constante dos cães é considerado essencial para o sucesso das apreensões. Os animais passam por exercícios específicos de faro, simulações de ocorrências e ambientação em diferentes cenários, o que garante preparo para situações reais. Segundo a Polícia Penal, essas atividades são realizadas de forma contínua para manter o alto desempenho dos cães.
Na Região Central, os canis têm participação ativa e integrada nas operações de rotina e em ações especiais. Entre os destaques estão o cão Jess, da Penitenciária II do Complexo Penal de Guareí, o cão Troy, da Penitenciária II do Complexo Penal de Itirapina, os cães Ozzy e Shiva, da Penitenciária I de Sorocaba e o cão Thanos, da Penitenciária I do Complexo Penal de Capela do Alto.
De acordo com a corporação, “cães de faro, conduzidos por Policiais Penais capacitados, são essenciais na prevenção e segurança nos estabelecimentos penais”. A integração dos canis da Região Central evidencia a importância do treinamento contínuo e do investimento em equipes especializadas, consolidando a eficiência das ações da Polícia Penal.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo