• Defesa Civil do Estado reforça atenção para chuvas fortes nesta quinta (19)
  • Emprego em Assis, veja as oportunidades abertas pelo PAT nesta semana
  • IPVA 2026: pagamento para placas final 6 vence nesta quinta (19)
  • Assis ainda é 9 vezes mais escura que a capital, mas vê seu céu clarear 2,6% ao ano
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 09:23h • 19 de fevereiro de 2026

Startup do Tocantins desenvolve armadilha de controle biológico do mosquito da dengue

Iniciativa teve apoio do programa Centelha, do MCTI, na transformação da ideia em um produto viável. Solução está em fase de maturação tecnológica

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação

O agente é inofensivo a humanos e animais domésticos.
O agente é inofensivo a humanos e animais domésticos.

Uma startup do Tocantins (TO) desenvolveu uma armadilha para combater o mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue, zika e chicungunha. A WASI Biotech, fundada em 2023, desenvolveu uma solução impressa em 3D com material biodegradável que atrai o mosquito e o infecta usando o fungo Metarhizium anisoplia. O agente é inofensivo a humanos e animais domésticos. Os insetos contaminados têm a vida reduzida e menor capacidade de transmitir doenças.

A iniciativa foi aprovada na segunda edição do Centelha, no Tocantins, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado. Hoje, a tecnologia está em fase de testes para maturação tecnológica antes de ser aplicada em larga escala. Walmirton D’Alessandro, um dos fundadores da startup, tem doutorado em Medicina Tropical e pós-doutorado em Assistência e Avaliação em Saúde. Ele conta que a empresa surgiu no ambiente universitário como desdobramento da pesquisa científica.

“A solução já passou por fases iniciais de validação conceitual e testes laboratoriais, demonstrando a eficácia dos agentes biológicos no controle do vetor. Além disso, estão em andamento estudos experimentais e testes de campo controlados, com acompanhamento científico, visando avaliar o desempenho do dispositivo em ambientes reais”, detalha.

Walmirton afirma que o diferencial do produto está no controle biológico do inseto sem o uso de inseticidas químicos diretos. A impressão 3D também permite replicar a armadilha em diferentes locais a um baixo custo. Além disso, o produto pode incorporar sensores para medir temperatura, umidade, pressão e monitorar as condições de proliferação do mosquito, o que produz dados para ajudar em estratégias de vigilância em saúde.

O foco da empresa é atuar no segmento Business to Government (B2G), voltado para parcerias com governos e secretarias de saúde. O apoio do Centelha veio na fase inicial, com a transformação da ideia em um produto viável. “A contribuição do Centelha foi essencial, tanto no aporte financeiro quanto na mentoria e no fortalecimento do modelo de negócio”, descreve o pesquisador.

Para outros empreendedores que querem tirar as ideias do papel, Walmirton recomenda estudo, persistência e busca de ferramentas de apoio. "Aprender faz parte do processo, e quando as decisões são orientadas por dados, pesquisa e planejamento, os riscos são significativamente reduzidos. Empreender com propósito, responsabilidade social e base científica é um caminho sólido para gerar impacto real e sustentável", pontua.

Centelha

O Centelha é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Confederação Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação Certi.

O programa segue sua terceira edição até 2027 com editais a serem lançados em 11 estados. Nas duas etapas anteriores, o programa já recebeu mais de 26 mil ideias e apoiou 1.600 empresas. Todas as chamadas e informações sobre o Centelha podem ser consultadas no site https://programacentelha.com.br .


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 10:51h • 19 de fevereiro de 2026

Assis tem 95% da energia restabelecida após temporal, informa Energisa

Concessionária mantém equipes em campo desde a noite de quarta-feira para normalizar fornecimento nos pontos ainda afetados

Descrição da imagem

Cidades • 10:27h • 19 de fevereiro de 2026

Secretaria de Esportes de Marília realiza seletiva de Futsal Feminino no próximo dia 28 de fevereiro

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27

Descrição da imagem

Variedades • 10:06h • 19 de fevereiro de 2026

Defesa Civil do Estado reforça atenção para chuvas fortes nesta quinta (19)

Passagem da Frente fria pode provocar temporais com raios, fortes rajadas de vento e granizo em diversas regiões paulistas

Descrição da imagem

Mundo • 09:45h • 19 de fevereiro de 2026

Acordo Paulista: como aderir e vantagens da renegociação de dívidas

Novo edital para renegociação de dívida recebe inscrições até 27 de fevereiro

Descrição da imagem

Mundo • 08:41h • 19 de fevereiro de 2026

Veja dicas para proteger seu celular de golpes virtuais em aglomerações

Aparelhos servem de porta de entrada para fraudes, mesmo sem furtos

Descrição da imagem

Saúde • 08:19h • 19 de fevereiro de 2026

Cresce o número de idosos praticantes de atividades físicas no estado de São Paulo

Dados de 2025 mostram que 52% dessa faixa etária são esportistas

Descrição da imagem

Classificados • 08:03h • 19 de fevereiro de 2026

Emprego em Assis, veja as oportunidades abertas pelo PAT nesta semana

Atendimento ocorre das 9h às 16h na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Avenida Rui Barbosa

Descrição da imagem

Economia • 07:28h • 19 de fevereiro de 2026

IPVA 2026: pagamento para placas final 6 vence nesta quinta (19)

Contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar