• Dia Mundial das Vítimas de Trânsito: ciclista cobra mais consciência de motoristas
  • Produtores de Assis participam da abertura do Projeto Agro Forte no Anfiteatro da ACIA
  • Onde se hospedar em Assis durante a Ficar 2025; confira os hotéis, Airbnb e opções na região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 10:57h • 19 de novembro de 2025

STJ adia prazo para regulamentação do plantio de cannabis medicinal

AGU pediu o novo adiamento ao Supremo

Agência Brasil | Foto: lovingimages/ Pixabay

Em novembro de 2024, o STJ decidiu que a Lei das Drogas não alcança as espécies de cannabis com concentrações muito baixas de tetrahidrocanabinol (THC), princípio ativo da planta que causa efeitos entorpecentes.
Em novembro de 2024, o STJ decidiu que a Lei das Drogas não alcança as espécies de cannabis com concentrações muito baixas de tetrahidrocanabinol (THC), princípio ativo da planta que causa efeitos entorpecentes.

Por unanimidade, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou mais uma vez, até 31 de março do ano que vem, o prazo para que a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentem a importação de sementes e o plantio de cannabis para fins medicinais e científicos no país.

Os ministros atenderam a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que no último dia do prazo mais recente, em 30 de setembro, pediu ao STJ um novo adiamento. O prazo original previa que a regulamentação deveria ter sido concluída em junho.

A União e a Anvisa alegaram ser necessário mais tempo, pois o trabalho envolve uma equipe multidisciplinar e interministerial ampla, com fases de validação para que se possa concluir a redação de uma minuta de portaria que regulamente a importação de sementes, o cultivo, a industrialização e a comercialização de cannabis com baixo teor de THC.

“São muitas as questões – profundas e tecnicamente relevantes – a serem ainda enfrentadas e superadas, para que a proposta de regulamentação seja efetiva e abrangente das atividades necessárias à garantia da segurança à saúde”, escreveu a AGU no pedido.

A relatora do caso, ministra Regina Helena Costa, reconheceu que se trata de um processo “estrutural”, que por isso demanda maior flexibilidade em sua condução. Ela também reconheceu não haver má-fé do governo ou da Anvisa, que demonstraram boa-vontade em fazer avançar a questão.

“Diversamente, a articulação de representantes das entidades para, de forma diligente e coordenada, reconhecer a inviabilidade da entrega das fases finais do planejamento até a data limite então fixada, propondo, ato contínuo, um calendário sob sua ótica exequível, denota a intenção de preservar a sinalização positiva até agora praticada de, efetivamente, atender à ordem judicial, não obstante as dificuldades envolvidas”, escreveu a ministra.

Ela foi seguida por todos os demais ministros da Primeira Seção, que julga um Incidente de Assunção de Competência (IAC), tipo de processo cujo resultado vincula as demais instâncias da Justiça, que devem necessariamente seguir o entendimento do STJ.

Entenda

Em novembro de 2024, o STJ decidiu que a Lei das Drogas não alcança as espécies de cannabis com concentrações muito baixas de tetrahidrocanabinol (THC), princípio ativo da planta que causa efeitos entorpecentes.

Com isso, os ministros deram autorização a uma empresa que recorreu ao STJ para conseguir importar sementes de cannabis com baixo teor de THC e alto teor de canabidiol, composto que não possui efeitos entorpecentes, mas traz benefícios medicinais cada vez mais comprovados pela ciência.

Entre os usos comprovadamente eficazes, por exemplo, está o tratamento de pessoas portadoras de doenças que causam crises de convulsão e espasmos musculares, como epilepsia e esclerose múltipla.

Para que a decisão possa ser cumprida, contudo, o STJ determinou a regulamentação da importação de sementes, do cultivo e da industrialização e comercialização de espécies de cannabis com baixa concentração de THC (menos de 0,3%).

A medida abre caminho para a produção, no Brasil, de produtos industriais com base em outros compostos da cannabis, como o CBD, e também nas fibras do cânhamo industrial, que possui aplicação em diversas indústrias, incluindo a têxtil. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 12:32h • 19 de novembro de 2025

Dia Mundial do Vaso Sanitário reforça a importância da higiene e da prevenção no ambiente doméstico

Infectologista explica como hábitos simples de limpeza reduzem riscos de infecções gastrointestinais, respiratórias e cutâneas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:05h • 19 de novembro de 2025

Ficar 2025 começa hoje com grandes shows e final do Circuito Rancho Primavera em Assis

Feira vai até domingo, com entrada gratuita, atrações para toda a família e disputa que vai premiar o campeão do rodeio com R$ 100 mil e uma picape zero quilômetro

Descrição da imagem

Mundo • 11:38h • 19 de novembro de 2025

Operação especial reforça segurança nas rodovias durante o feriado da Consciência Negra começa hoje

Entrevias prevê 527 mil veículos no tráfego entre 19 e 23 de novembro e intensifica equipes e monitoramento nos 570 quilômetros de concessão

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:11h • 19 de novembro de 2025

Assis recebe hoje a exposição imersiva MIS Experience 360º no Centro Cultural Dona Pimpa

Mostra gratuita apresenta “O Cinema de Billy Wilder” com realidade virtual e conteúdos especiais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:28h • 19 de novembro de 2025

SP usa dados de satélite para agilizar ações ambientais e planejamento territorial

Sistema de Monitoramento por Satélites monitora atualmente 79 municípios no litoral norte e nas regiões metropolitanas da Baixada Santista, Campinas, Jundiaí e da Grande São Paulo

Descrição da imagem

Saúde • 09:44h • 19 de novembro de 2025

Câncer de próstata causa impotência sexual? Confira mitos e verdades sobre a doença

Entenda principais cuidados e recomendações em relação ao diagnóstico da doença

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:22h • 19 de novembro de 2025

COP30 entra na fase decisiva com impasses sobre metas climáticas e adaptação

Na segunda semana da conferência em Belém, ministros precisam destravar acordos sobre metas climáticas, financiamento e adaptação. Especialistas alertam para falta de avanços concretos

Descrição da imagem

Cidades • 08:41h • 19 de novembro de 2025

Dia Mundial das Vítimas de Trânsito: ciclista cobra mais consciência de motoristas

Ciclista que quase morreu atropelado em 2023 se tornou lembrança viva de que o trânsito é uma responsabilidade de todos

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?