• Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota
  • Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas
  • Última semana de agosto em Assis será de calor, tempo firme e chance de chuva apenas na sexta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:40h • 30 de julho de 2025

Terremoto de magnitude 8,8 na Rússia provoca alertas de tsunami em diversos países do Pacífico

Milhares de pessoas devem deixar as suas casas

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 | Foto: Reprodução Redes Sociais

Pontos onde tremores ocorreram
Pontos onde tremores ocorreram

Na quarta feira(30), noite de terça no Brasil, um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região costeira da Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, desencadeando uma série de alertas de tsunami em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico. O epicentro foi registrado a cerca de 125 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de apenas 19 quilômetros, o que elevou o potencial destrutivo do abalo.

Alerta global e evacuações em massa

Imediatamente após o tremor, as autoridades russas emitiram alertas para a Península de Kamchatka e as Ilhas Curilas, onde mais de 2.700 pessoas foram evacuadas, incluindo cerca de 600 crianças. A cidade de Severo-Kurilsk foi uma das mais afetadas, com ondas de até 4 metros, que causaram inundações, arrastaram embarcações e danificaram construções, como uma creche.

O impacto do tremor foi sentido além das fronteiras russas. Diversos países da Ásia, Oceania e América também acionaram seus sistemas de emergência e iniciaram evacuações preventivas.

Japão: quase 2 milhões evacuados


Recuo das ondas no Japão alertam para a chegada do tsunami- Reprodução Redes Sociais

No Japão, as sirenes de emergência soaram em várias cidades. Cerca de 1,9 milhão de pessoas foram orientadas a evacuar regiões costeiras. Em Fukushima, funcionários da usina nuclear foram retirados por precaução, embora não tenham sido identificadas anomalias nos equipamentos. A maior onda registrada no país chegou a cerca de 60 centímetros na ilha de Hokkaido. O governo japonês relatou uma morte indireta: uma mulher que caiu enquanto deixava sua casa.

Havaí, EUA e América do Sul em alerta

No Havaí, as autoridades chegaram a emitir alerta máximo, com evacuação em várias áreas e suspensão de voos em Maui. Ondas de até 1,8 metro foram observadas, mas os alertas foram posteriormente rebaixados.

Ao longo da costa oeste dos Estados Unidos, Canadá e Alasca, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu notificações para que os moradores evitassem praias, marinas e portos. Ondas de quase 1 metro foram observadas em alguns pontos, especialmente na Califórnia.

Na América do Sul, países como Chile, Equador e México também acionaram alertas costeiros. No Chile, o governo indicou que as ondas poderiam chegar ao litoral nas horas seguintes e orientou evacuações preventivas em áreas de risco.

Oceania e Sudeste Asiático

Países do Sudeste Asiático, como Filipinas, Indonésia e China, além de Nova Zelândia e Austrália, também emitiram comunicados de risco de tsunami, recomendando que a população evitasse áreas costeiras. Até o momento, não há registro de grandes danos nesses países.

Risco de novos tremores e ressacas

Sismólogos alertam que réplicas fortes, com magnitude entre 6 e 7,5, podem ocorrer nos próximos 30 dias. Além disso, tsunamis podem gerar séries de ondas com intervalo de horas, o que mantém o estado de alerta ativo em diversas regiões.

As autoridades internacionais destacaram a importância dos sistemas de alerta antecipado, que foram essenciais para evitar perdas humanas em maior escala.

Por que foi tão forte?

Segundo especialistas, a baixa profundidade do terremoto foi um dos fatores que tornaram o evento mais perigoso. Tremores mais rasos costumam liberar mais energia na superfície, aumentando o risco de tsunamis severos, como os registrados no Pacífico na madrugada do dia 30 (horário local).


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 13:32h • 25 de agosto de 2025

Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota

Intervenção acontece em frente ao Motel Bella Sintra, na rodovia que liga Assis a Cândido Mota, com tráfego controlado no sistema “Pare e Siga”

Descrição da imagem

Economia • 13:18h • 25 de agosto de 2025

Brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos em 2025, aponta ACSP

Valor foi registrado 23 dias antes do que no ano passado e reflete aumento da arrecadação em várias frentes

Descrição da imagem

Saúde • 12:30h • 25 de agosto de 2025

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

Medida foi recomendada ao Ministério da Saúde pelo impacto financeiro

Descrição da imagem

Cidades • 12:05h • 25 de agosto de 2025

Assis recebe hoje simpósio sobre direitos da pessoa com deficiência na FEMA

Evento acontece nesta segunda-feira à noite no Anfiteatro do Bloco 12 e reúne especialistas do Direito com emissão de certificado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:43h • 25 de agosto de 2025

Agosto Lilás: medidas protetivas em defesa de mulheres em SP crescem 22,3% em 2025

De janeiro a julho, 67.990 pedidos de medidas protetivas foram ajuizados em São Paulo; avanço acompanha ampliação de canais digitais, salas DDM e o aplicativo SP Mulher Segura

Descrição da imagem

Mundo • 11:11h • 25 de agosto de 2025

Energisa Sul-Sudeste é destaque nacional no Prêmio Abradee 2025

Distribuidora que atende Assis e região conquistou o segundo lugar em Avaliação do Cliente e Gestão Operacional

Descrição da imagem

Saúde • 10:32h • 25 de agosto de 2025

Brasil avança na vacinação contra HPV e supera média global

Cobertura entre meninas superou 82% em 2024. Entre meninos, também houve um salto com a retomada das ações de vacinação no país

Descrição da imagem

Educação • 10:13h • 25 de agosto de 2025

Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas

Brasil registra mais de 636 mil estudantes com TEA, mas especialistas alertam que matrícula ainda não garante inclusão real

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?