• A solidão do concurseiro: como o isolamento impacta a performance e a saúde mental
  • Pedrinhas Paulista celebra 73 anos com shows de Paulo Miklos, Henrique & Diego e grandes atrações
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 19:36h • 28 de janeiro de 2025

Time feminino da Polícia Civil de SP participa do desafio tático mais importante do mundo, em Dubai

Cinco investigadoras e uma escrivã viajam para representar o Brasil no Swat Dubai Challenge, competição que reúne policiais de 48 países para testar suas habilidades táticas e de precisã

Da Redação | Com informações da SSP-SP | Foto: Divulgação

Time feminino da Polícia Civil de SP faz história ao participar pela 1ª vez do campeonato tático em Dubai
Time feminino da Polícia Civil de SP faz história ao participar pela 1ª vez do campeonato tático em Dubai

A Polícia Civil de São Paulo conquistou um marco importante ao enviar pela primeira vez um time feminino para o Swat Dubai Challenge, competição de alto nível que avalia as habilidades táticas e de precisão de equipes de polícia de todo o mundo. A estreia do time paulista no campeonato, que acontece neste sábado (27), em Dubai, reúne competidores de 48 países, tornando o evento um dos mais aguardados no calendário de segurança pública internacional.

O time é composto por cinco investigadoras e uma escrivã, todas com vasta experiência no serviço tático. Elas integram unidades renomadas como o Grupo de Operações Especiais (GOE), do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), e o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Além disso, a equipe é liderada pela investigadora Carla Regina Nastri, que foi a primeira mulher a ingressar em um grupo tático da Polícia Civil, o Garra.


Superação e treino: a preparação para o desafio

A investigadora Elaine Rufino, uma das participantes, não esconde a empolgação com a oportunidade de representar a Polícia Civil do estado. Para ela, competir em Dubai é “uma oportunidade única de vida”. Ela compartilhou como o seu interesse em participar de competições táticas remonta ao início da sua carreira, quando se inspirou ao conhecer policiais que haviam participado de competições nos Estados Unidos. Agora, anos depois, a oportunidade de participar do Swat Dubai Challenge marca um grande avanço na sua trajetória.

“Finalmente, depois de tanto treinamento, superação de obstáculos e os avanços que tivemos nos tiros e no físico, vamos chegar a cereja do bolo, que é de fato colocar tudo isso em prática e mostrar o nosso potencial”, afirmou Elaine.

Seleção e convite internacional

Em 2024, a Swat Dubai Challenge abriu as portas para a participação de times femininos na competição, o que foi um marco na história do evento. Após o sucesso da edição anterior, a Polícia de Dubai enviou um convite ao Grupo de Responsabilidade Tática (GRT) do Demacro para que mulheres da Polícia Civil de São Paulo participassem. O processo de seleção, que envolveu treinamentos intensivos e a avaliação de habilidades táticas, foi conduzido pelo responsável do GRT, que também faz parte do GOE de São Bernardo do Campo.

A equipe paulista embarcou para os Emirados Árabes Unidos para disputar uma competição que testa não apenas habilidades físicas, mas também a agilidade mental e o trabalho em equipe em situações extremas.


Objetivos do Swat Dubai Challenge

O Swat Dubai Challenge visa promover o intercâmbio de técnicas e habilidades entre equipes de polícia de todo o mundo. Os organizadores destacam que o objetivo do torneio é alcançar padrões cada vez mais altos de policiamento por meio da troca de experiências, aprimorando as práticas globais de aplicação da lei. Além disso, o evento é uma oportunidade única para promover a cooperação internacional e compartilhar as melhores práticas de serviços táticos em diversas nações.

Uma jornada de representatividade e inovação

O time feminino da Polícia Civil de São Paulo não está apenas competindo, mas também quebrando barreiras e representando a mulher no cenário policial. A presença das investigadoras no Swat Dubai Challenge é uma prova do quanto as mulheres têm ganhado espaço nas forças de segurança, principalmente nas áreas de atuação táticas e de elite.


Além da liderança de Carla Regina Nastri, que serve de inspiração para muitas, o time é formado por policiais extremamente comprometidas e dedicadas a alcançar a excelência em suas atividades. A equipe de mulheres da Polícia Civil de SP é um reflexo de como a dedicação e o trabalho em equipe podem transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Agora, com a competição prestes a começar, a expectativa é grande para ver o desempenho dessa equipe, que representa o Brasil no maior palco do mundo quando se trata de treinamento e atuação tática policial.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 20:20h • 24 de agosto de 2025

Quatá promove concurso de quem come mais pizza e desafio artístico no centenário da cidade

Evento da Pizzaria House acontece em 5 de setembro e reúne competição gastronômica e premiação cultural com participação aberta ao público

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:31h • 24 de agosto de 2025

Empresas com práticas empáticas têm até 35% menos rotatividade de funcionários

Estudo da FGV aponta queda de até 35% nos desligamentos em companhias que adotam práticas empáticas; especialistas destacam ganhos em inovação, produtividade e fidelização de clientes

Descrição da imagem

Variedades • 18:23h • 24 de agosto de 2025

A solidão do concurseiro: como o isolamento impacta a performance e a saúde mental

Especialista explica de que forma o isolamento pode comprometer o aprendizado e apresenta estratégias para reduzir seus efeitos

Descrição da imagem

Cidades • 17:19h • 24 de agosto de 2025

Pedrinhas Paulista celebra 73 anos com shows de Paulo Miklos, Henrique & Diego e grandes atrações

Comemorações começam em 18 de setembro e incluem missa, desfiles, corrida, pedal, além de apresentações de Fabinho Frejat, Ivano Italianíssimo e Sandro Dhiacanga

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 24 de agosto de 2025

Programação da Independência em Florínea terá eventos de 1º a 5 de setembro

Escolas do município realizam hasteamento da bandeira e apresentações; evento principal será no Ginásio de Esportes Zuínão

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 24 de agosto de 2025

Brasil alcança recorde no turismo internacional e supera Argentina

Em 2024, o país recebeu 6,8 milhões de turistas estrangeiros e se consolidou como destino de destaque nas Américas. O crescimento continua em 2025, com alta de 47,5% no número de visitantes.

Descrição da imagem

Variedades • 15:43h • 24 de agosto de 2025

Em risco de extinção, jacutingas são devolvidas à natureza em SP

Ave típica da Mata Atlântica desapareceu de boa parte do seu habitat

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:08h • 24 de agosto de 2025

Maracaí promove 1º Encontro de Veículos Antigos com exposição e música em dezembro

Evento será no dia 14 de dezembro, na antiga AABB, com atrações para toda a família e participação de colecionadores

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?