• Governo de SP abre concurso para Especialista Contábil na Secretaria da Fazenda e Planejamento
  • Assis e região recebem jogos de futsal, vôlei e basquete neste fim de semana
  • Lua Negra de agosto promete céu mais escuro e observação especial dos astros neste sábado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 13:16h • 13 de março de 2025

Trabalho para mulheres: iniciativas do Governo aumentam presença feminina no mercado de trabalho

Estado é destaque na empregabilidade da população feminina e oferece diversas opções para mulheres se inserirem no mercado de trabalho

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Além do empreendedorismo, Estado fomenta participação feminina em pesquisas.
Além do empreendedorismo, Estado fomenta participação feminina em pesquisas.

O Estado de São Paulo tem se destacado com o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. O Governo do Estado possui políticas públicas, incentivos e programas de capacitação para garantir mais vagas de trabalho para mulheres, fomentar o empreendedorismo feminino e apoiar pesquisadoras na ciência e tecnologia.

As ações ajudam mulheres que buscam oportunidades de trabalho, querem abrir um negócio ou desejam se qualificar para conquistar melhores condições no mercado. Confira as principais iniciativas do Governo de São Paulo para ampliar a inserção feminina no mercado de trabalho.

Contratação de mulheres no mercado de trabalho aumenta

São Paulo é líder na ocupação feminina no Brasil. Entre 2014 e 2024, o estado registrou um crescimento de 17% na empregabilidade feminina. Com isso, o grupo de mulheres ocupadas em São Paulo aumentou o equivalente a 1,6 milhão de pessoas. No 4º trimestre de 2024, 11,2 milhões de mulheres estavam ocupadas, representando 45% do total de trabalhadores no estado.

Queda no desemprego feminino

Além do aumento das vagas de trabalho para mulheres, a taxa de desemprego neste grupo caiu para 7,1%, o menor índice em 12 anos. Outro avanço foi a redução da informalidade, garantindo mais estabilidade para quem busca empregos formais. Os dados são da Fundação Seade com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Crédito Facilitado para Mulheres Empreendedoras

O Governo de São Paulo apoia cada vez mais negócios liderados por mulheres. Como resultado, o empreendedorismo feminino tem crescido em São Paulo. Já são 2,5 milhões de mulheres empreendedoras paulistas, representando 36% dos donos de negócios no estado. O levantamento é do Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE.

Nesse contexto, o Governo de São Paulo oferece linhas de crédito acessíveis para mulheres empreendedoras por meio do Banco do Povo e da Desenvolve SP. Nos dois primeiros anos da gestão, 2023 e 2024, o Governo liberou R$ 331,6 milhões em crédito para negócios femininos, ajudando mulheres a abrirem ou expandirem suas empresas.

Conheça as principais linhas de crédito para mulheres

  • Desenvolve Mulher – Oferece taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento especiais para mulheres empreendedoras de micro, pequenas e médias empresas. A Desenvolve SP, agência de fomento paulista, oferece a linha Desenvolve Mulher. Confira as opções de crédito clicando aqui.

  • Empreenda Mulher (Banco do Povo) – Microcrédito para pequenas empreendedoras formais e informais. Para ter acesso à linha de crédito Empreenda Mulher, é preciso apresentar um certificado de conclusão de um dos cursos gratuitos de qualificação empreendedora que o Governo de São Paulo oferece. Há duas opções: o Qualifica SP e o Empreenda Rápido. Depois disso, a mulher empreendedora pode procurar uma unidade do Banco do Povo. Veja aqui a relação.

Cursos gratuitos de qualificação profissional para mulheres

Por meio de cursos de qualificação profissional, mais de 100 mil mulheres participaram ou participam de capacitações e ampliaram oportunidades de trabalho. Confira as principais iniciativas de qualificação:

  • Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo – Cursos de gastronomia, moda, beleza, administração, informática e mais.

  • Qualifica SP – Programas gratuitos voltados ao primeiro emprego, recolocação profissional e empreendedorismo.

  • Carretas do Empreendedorismo – Capacitação móvel em gestão de negócios e finanças.

Áreas com mais procura

Os cursos mais buscados por mulheres para o mercado de trabalho são nas áreas de Beleza, Moda, Gastronomia, Administração e Tecnologia. Além disso, há grande demanda por qualificações em marketing digital e redes sociais, ampliando as chances de autonomia financeira para as participantes dos cursos.

Como se inscrever nos cursos gratuitos?

As mulheres podem se inscrever nas iniciativas de qualificação profissional pelo site do Fundo Social de São Paulo ou pelo Qualifica SP.

Mulheres nas áreas de ciência e tecnologia

As mulheres têm sido as que mais acessam bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Com isso, a participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia aumenta. Em 2024, 56% das bolsas de mestrado e 53% das bolsas de doutorado da Fapesp foram concedidas a mulheres.

Principais áreas da Ciência ocupadas por mulheres

  • Ciências Sociais Aplicadas – 74% das bolsas de mestrado

  • Ciências Agrárias e Interdisciplinares – 72% das bolsas de mestrado

  • Ciências da Saúde – participação feminina com 74,5% das bolsas de doutorado.

O apoio financeiro da Fapesp garante que pesquisadoras possam se dedicar integralmente a suas pesquisas, sem precisar recorrer a outras fontes de renda. Casos como o de Daphine Ramiro Herrera, que estuda microplásticos no litoral paulista, demonstram a importância desse incentivo para o avanço da pesquisa feminina no Brasil. 

A participação das mulheres no mercado de trabalho cresce em São Paulo, impulsionada por iniciativas do Governo que promovem empregabilidade, empreendedorismo e educação. Acompanhe a Agência SP para saber mais sobre os programas disponíveis.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 14:06h • 23 de agosto de 2025

Brasil mantém controle do sarampo com reforço da vacinação

Apesar de casos importados, país segue sem transmissão sustentada da doença, graças a ações rápidas de bloqueio e à cobertura vacinal

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:35h • 23 de agosto de 2025

Do mar para a medicina: algas marinhas podem ajudar a combater o câncer

Pesquisadora aponta como moléculas de algas marinhas podem ajudar no combate ao câncer, no envelhecimento e em novos antibióticos

Descrição da imagem

Mundo • 13:09h • 23 de agosto de 2025

Estado de SP registra 2º mês seguido de recuo nas mortes no trânsito

Julho tem redução de 8,2% no número de óbitos, com destaque para a retração de 10% nas vítimas fatais envolvendo motos; em todo o ano, a queda é de 1,4%

Descrição da imagem

Saúde • 12:34h • 23 de agosto de 2025

Plataformas terão 48h para retirar anúncios de cigarros eletrônicos

Sites notificados têm até dez dias úteis para informar as medidas tomadas

Descrição da imagem

Esporte • 12:10h • 23 de agosto de 2025

Brasil estreia na Copa do Mundo de Rugby XV com participação inédita das Yaras

Seleção feminina faz história ao disputar pela primeira vez o torneio mundial; Brasil encara África do Sul, França e Itália na fase de grupos

Descrição da imagem

Economia • 11:20h • 23 de agosto de 2025

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Pela primeira vez pesquisa abrangeu todas as capitais e o DF

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:03h • 23 de agosto de 2025

A infância em Portinari: por que aproximar crianças da arte brasileira

A arte do pintor brasileiro pode despertar imaginação, afeto e repertório cultural desde a infância

Descrição da imagem

Educação • 10:25h • 23 de agosto de 2025

Plataforma “Seu Primeiro Passo” está no ar com cursos gratuitos para inscritos no CadÚnico

Ferramenta integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?