Esporte • 16:38h • 02 de setembro de 2025
Trilhando desafios: grupo de Assis se prepara para a Travessia Petrópolis-Teresópolis
Três dias de percurso intenso no Parque Nacional da Serra dos Órgãos marcam a nova aventura do grupo Domingos na Trilha, que soma 13 anos de história e mais de 16 mil km percorridos
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Divulgação/Direitos Reservados

De 13 a 17 de setembro, sete integrantes do grupo Domingos na Trilha, de Assis, embarcam em uma das maiores aventuras de sua trajetória: a Travessia Petrópolis-Teresópolis, no Rio de Janeiro. Considerada o trekking de montanha mais famoso do Brasil, a travessia percorre 30 km em três dias dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, reunindo trechos de alto nível de dificuldade que exigem preparo físico, resistência e determinação.
Os trilheiros que representarão Assis nessa jornada são Tony Braga, Neilo Paiva, Hiroshi Sassaki, Carlos Flauzino de Andrade, Claudinei Flausino de Andrade, Cláudio Flausino e Ulisses Setinho. Segundo o grupo, a preparação inclui treinos intensos de condicionamento para enfrentar as subidas íngremes, variações de clima e o esforço contínuo das longas caminhadas.
Criado em 23 de setembro de 2012, o grupo surgiu em um domingo, dia que inspirou seu nome. Na ocasião, os fundadores Tony Braga, Ivana Spera Braga, Hiroshi Sassaki, Rico Kubota e Tarcísio iniciaram treinos para percorrer o Caminho da Fé, de Assis até Estiva (MG), passando por São Paulo. Desde então, as trilhas semanais se tornaram rotina, reunindo atualmente 31 integrantes entre 45 e 70 anos, de diversas profissões, que se encontram aos domingos para explorar percursos planejados por Tony Braga e Neilo Paiva.
Em 13 anos de atividades, o grupo já trilhou mais de 16 mil km, em rotas que ultrapassam as fronteiras regionais. A prática levou integrantes a experiências no exterior, como Santiago de Compostela, Patagônia Argentina, Peru e Chile, além de expedições pelo Brasil em estados como Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Maranhão e São Paulo.
Mais do que um exercício físico, os domingos de trilha se transformaram em momentos de convivência, contato respeitoso com a natureza, integração entre pessoas e incentivo à preservação ambiental. “Cada nova rota é uma oportunidade de crescimento físico, emocional e psicológico, de explorar caminhos e fortalecer vínculos”, reforçam os integrantes.
Com a Travessia Petrópolis-Teresópolis no horizonte, o grupo reforça seu espírito aventureiro e consolida Assis no mapa de quem valoriza a prática de esportes ao ar livre como sinônimo de saúde e conexão com a natureza.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital