Saúde • 11:03h • 11 de fevereiro de 2025
Tuberculose: pesquisa estima que Brasil não atingirá as metas da OMS até 2030
Projeções indicam aumento da incidência até 2030, acima das metas da OMS
Da Redação com informações da Fiocruz | Foto: Arquivo Âncora1

Pesquisadores da Fiocruz Bahia identificaram os principais fatores que influenciam a incidência da tuberculose no Brasil, analisando dados entre 2018 e 2023 e projetando cenários para 2024 a 2030. O estudo, publicado no The Lancet Regional Health – Americas, alerta que as políticas atuais não estão sendo suficientes para reduzir a doença conforme o plano da OMS.
Em 2023, a taxa de tuberculose no Brasil foi de 39,8 casos por 100 mil habitantes, bem acima da meta de 6,7 casos estabelecida pela OMS. Projeções indicam que esse número pode chegar a 42,1 por 100 mil até 2030. Os principais preditores da doença incluem encarceramento, coinfecção com HIV e diabetes, além de falhas na cobertura de tratamento e prevenção.
Os pesquisadores destacam que estratégias integradas podem reduzir significativamente a incidência. Medidas como ampliar a adesão ao tratamento preventivo e melhorar o controle em populações vulneráveis poderiam diminuir os casos para 18,5 por 100 mil, ainda acima da meta global, mas com um impacto positivo de até 56,1% até 2030.
O estudo reforça a necessidade de aprimorar programas em presídios, ampliar o acesso ao tratamento e intensificar ações para coinfecções. Os dados foram coletados em sistemas de informação nacionais e apontam para desafios no combate à tuberculose no Brasil.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital