• Netflix e Spotify: serviços de streaming por assinaturas viram prioridade no bolso do brasileiro
  • Tarumã realiza edição especial do Viola na Varanda neste domingo, 24 de agosto
  • Alerta climático: extremos opostos marcam o estado de SP nos próximos dias
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 11:13h • 23 de março de 2025

Turismo: Governo de SP lança dois cursos de capacitação com foco nas mulheres

Os cursos de Camareira e Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade fazem parte do programa Academia do Turismo SP e atendem às demandas do mercado de trabalho

Agência SP | Foto: Divulgação

As novidades estão disponíveis a todos os perfis de público, mas são voltadas especialmente para as mulheres vítimas de violência doméstica e desejam trabalhar com hotelaria.
As novidades estão disponíveis a todos os perfis de público, mas são voltadas especialmente para as mulheres vítimas de violência doméstica e desejam trabalhar com hotelaria.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Camareira(o) e de Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade, em Osasco. Os cursos são presenciais, gratuitos e fazem parte da Academia do Turismo, programa de capacitação profissional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A Academia já ofertou 22 mil vagas em 2024 e, até março deste ano, foram adicionadas 11 mil na plataforma, totalizando 33 mil oportunidades.

Os cursos de Camareira(o) e de Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade tem curta duração e são pensados para atender às demandas do mercado de turismo. “Conversamos com o setor turístico para saber o que eles precisam no momento e dialogamos mensalmente com os 25 parceiros da Academia para nos informarem quais cursos estão disponíveis. Dessa forma, conectamos o trabalhador ao mercado”, diz Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.

As novidades estão disponíveis a todos os perfis de público, mas são voltadas especialmente para as mulheres vítimas de violência doméstica e desejam trabalhar com hotelaria. Os cursos são desenvolvidos em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, coordenado pelas empresárias Chieko Aoki, da Blue Tree Hotels, e Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. O objetivo do grupo é criar medidas para ajudar mulheres vítimas de violência.

“Esta parceria é um marco significativo que demonstra como a colaboração entre sociedade civil e governo pode impactar a vida das pessoas mais vulneráveis. A ideia surgiu após uma palestra que eu e a Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, fizemos na Equipotel, em outubro de 2024, numa conversa com as mulheres do grupo. O tema do combate à violência e suas soluções já vem sendo trabalhado fortemente pelo grupo Mulheres do Brasil de Barueri e a parceria de sucesso aconteceu quando o Governo do Estado apoiou o nosso propósito no combate à violência doméstica. Nosso objetivo é de, juntos, gerarmos oportunidade de trabalho e de desenvolvimento profissional às vítimas como também prover o setor hoteleiro com profissionais capacitados e dedicados”, comenta Chieko Aoki.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o turismo é um setor majoritariamente feminino (55%), e em São Paulo são 31 mil mulheres em atividades regulares relacionadas ao turismo e cerca de 25 mil homens, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A participação feminina é ainda mais numerosa em agências de viagem, operadoras de turismo, meios de hospedagem e no setor de alimentação.

“O lançamento dos cursos responde às demandas do mercado de trabalho e valoriza o papel fundamental dessas profissionais muitas vezes invisibilizadas. Com seu capricho e dedicação, elas transformam serviço em hospitalidade, elevando a experiência de todos. Além disso, a abertura de vagas para mulheres vítimas de violência representa um passo essencial para garantir dignidade e autonomia, promovendo inclusão e oportunidades reais de transformação”, disse Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Ao término dos cursos, os alunos recebem certificado, emitido pelo Senac, que apoia as iniciativas da Academia do Turismo. Além disso, a Prefeitura Municipal de Osasco e o CIEOSTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo também apoiam os cursos.

“Em um momento em que a hotelaria se destaca como um setor promissor e em crescimento, com alta demanda por profissionais qualificados, o Senac São Paulo reafirma seu compromisso com a educação de excelência para todos que buscam uma carreira na hospitalidade, nesta parceria priorizamos a capacitação de mulheres com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino na economia hoteleira. Com uma abordagem prática e alinhada às exigências do mercado, os cursos garantem formação sólida, preparando as alunas para desafios e oportunidades na área”, disse Daniela Mendes, Coordenadora na Gerência de Desenvolvimento educacional da área de Turismo e Hospitalidade no Senac São Paulo.

“Ao investir na formação de mulheres, a Secretaria contribui para uma força de trabalho mais diversa e hábil, impulsionando o crescimento econômico e social da cidade. Capacitar mulheres é uma estratégia essencial para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho, garantindo maior representatividade e equidade de oportunidades”, disse Talita Bottas, titular da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, ligada à Prefeitura de Osasco.

“A indústria do Turismo é a que mais precisa de recursos humanos para seu desenvolvimento, afinal, apenas o ser humano tem a sensibilidade do encantamento, conseguindo transmitir as emoções e contar histórias de lugares, pessoas, atrativos turísticos e culturais, até mesmo nos grandes centros urbanos onde o turismo de negócios é muito forte. Por isso o Cioeste, possui uma ativa Câmara Técnica de Turismo, e apoia os cursos da Academia do Turismo para que possam ser qualificados os recursos humanos tão preciosos para o setor”, disse Luiz Américo Liza Junior, Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer da Estância Turística de São Roque e Coordenador da Câmara Técnica de Turismo do Cioeste.

As inscrições se encerram no dia 31 de março e a primeira turma de “Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade” realiza os estudos em abril, e a de Camareira(o) inicia em maio.

Confira todas as datas e horários dos cursos:

• Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade

Período do curso: 14/04/2025 a 30/04/2025

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h às 12h

Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

• Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade

Período do curso: 09/06/2025 a 25/06/2025

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30

Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

• Camareira(o): técnicas, procedimentos e excelência no atendimento

Período do curso: 06/05/2025 a 05/06/2025

Terças e quintas-feiras, das 08h às 12h

Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

(Aulas práticas em hotel parceiro)

• Camareira(o): técnicas, procedimentos e excelência no atendimento

01/07/2025 a 31/07/2025

Terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30

Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

(Aulas práticas em hotel parceiro)

Para se inscrever, acesse o site oficial ou envie um e-mail para: turismo@sp.gov.br

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:21h • 23 de agosto de 2025

Smart Drugs: o “doping intelectual” que cresce no mundo corporativo; entenda o termo

Pesquisa mostra que pressão por resultados leva profissionais a recorrerem a remédios para turbinar o desempenho

Descrição da imagem

Mundo • 19:36h • 23 de agosto de 2025

Perícias, frotas e laudos: como engenheiros podem atuar no mercado automotivo

Especialista e mentor de mais de 3 mil profissionais destaca nichos como perícias, manutenção de frotas e laudos técnicos como oportunidades além das vagas em montadoras

Descrição da imagem

Variedades • 18:49h • 23 de agosto de 2025

Estudar mesmo sem vontade: estratégias práticas para manter regularidade

Disciplina e planejamento são aliados mais fortes do que a vontade momentânea, explica especialista

Descrição da imagem

Variedades • 18:43h • 23 de agosto de 2025

Netflix e Spotify: serviços de streaming por assinaturas viram prioridade no bolso do brasileiro

Estudo revela que 48% dos consumidores planejam aumentar gastos até 2030; segurança nos pagamentos digitais segue como desafio

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:32h • 23 de agosto de 2025

Tarumã realiza edição especial do Viola na Varanda neste domingo, 24 de agosto

Evento será antecipado em uma semana por ajustes no calendário municipal e promete manhã de música, tradição e encontro comunitário

Descrição da imagem

Variedades • 16:50h • 23 de agosto de 2025

Como são escolhidos os nomes dos medicamentos? Entenda o processo e as regras

Aprovação regulatória pode levar anos e segue normas técnicas para garantir segurança e evitar erros; nomear um medicamento exige técnica, criatividade e responsabilidade

Descrição da imagem

Cidades • 16:11h • 23 de agosto de 2025

Alesp aprova urgência de projetos que dão título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas

Propostas foram assinadas coletivamente por 92 dos 94 parlamentares da Casa; iniciativa busca reforçar compromisso do Legislativo com fortalecimento do turismo

Descrição da imagem

Educação • 15:53h • 23 de agosto de 2025

Itaú Asset lança desafio universitário sobre investimentos quantitativos com IA

Em sua sexta edição, Desafio Quant é aberto a estudantes de qualquer curso de graduação; participantes recebem curso introdutório em IA generativa

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?