• Incêndio florestal no Morro do Diabo deixa anta ferida e caso mobiliza Apass em Assis
  • Entenda como é formado o Conselho Municipal de Turismo de Assis
  • Florínea realiza audiências públicas para discutir orçamento municipal e investimentos nesta quarta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 14:06h • 21 de junho de 2025

Turismo que Protege: junte-se à rede pelas crianças

Apoie a iniciativa do Ministério do Turismo que promove a adesão voluntária de pessoas e instituições comprometidas com um turismo mais ético e responsável

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria do Mtur | Foto: Arquivo Âncora1

A proposta é envolver não apenas os prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, mas também outros atores do turismo — como taxistas, artesãos, artistas, organizações do terceiro setor e órgãos públicos — que podem integrar a rede de proteção e atuar como multiplicadores do Código.
A proposta é envolver não apenas os prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, mas também outros atores do turismo — como taxistas, artesãos, artistas, organizações do terceiro setor e órgãos públicos — que podem integrar a rede de proteção e atuar como multiplicadores do Código.

O Movimento Turismo que Protege vem aumentando suas ações para garantir um turismo seguro e respeitoso às crianças e aos adolescentes. Lançado no II Encontro de Turismo Responsável, em Foz do Iguaçu (PR), ele já conta com o apoio de empresas, organizações, órgãos públicos e outros parceiros que se comprometem a adotar práticas éticas e responsáveis.

“Proteger crianças é um compromisso com o futuro do nosso país”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino. Ele ressalta que a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma violência que afeta tanto as vítimas quanto o desenvolvimento do turismo.

Como participar

O ministério convida a sociedade civil, empresas, destinos turísticos e outras organizações a se unirem ao Movimento, assinando a Carta de Compromisso. A adesão é voluntária e fortalece o envolvimento na prevenção às violações de direitos.

Para participar, é preciso apenas preencher o formulário. Posteriormente, o MTur entrará em contato para dar prosseguimento às adesões.

Você também pode apoiar compartilhando essa iniciativa junto a colegas, empresas e comunidades. A parceria é importante para ampliar essa rede de proteção.

Seu apoio é importante

Ao apoiar o Movimento, você se torna parte de um pacto pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes. É um passo concreto para um turismo mais seguro, ético, inclusivo e sustentável — hoje e nas próximas gerações.

Alinhado ao Código de Conduta Brasil

O Movimento se relaciona diretamente ao Código de Conduta Brasil, que propõe diretrizes para prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes nas atividades turísticas.

Hotéis, guias, agências, taxistas, artesãos, comunidades, organizações da sociedade civil e outros agentes estão sendo chamados a apoiar essa parceria.

Eles também contam com um treinamento online, um manual, podcasts e outras ferramentas para prevenir abusos.

Seja um agente de mudança

Uma atitude simples já faz a diferença: pergunte se o hotel ou a empresa que você contratar é signatário do Código de Conduta. Isso fortalece o envolvimento na prevenção.

E se você souber de qualquer situação suspeita ou confirmação de exploração sexual de crianças ou adolescentes, denuncie pelo Disque 100.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 15:16h • 27 de agosto de 2025

Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar

Delegacia de Repressão à Pedofilia do DHPP chegou a receber em um único dia 50 chamados; média de ligações ao Disque 100 era de 15 denúncias por mês

Descrição da imagem

Economia • 14:38h • 27 de agosto de 2025

Buscas por desconto na conta de luz crescem quase 90% em meio à bandeira vermelha patamar 2

Levantamento da Bulbe Energia mostra que Centro-Oeste e Norte lideram procura por alternativas de economia, diante de tarifas entre as mais altas do país

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:05h • 27 de agosto de 2025

Grupo Escoteiro Verbo Divino promove cidadania e inclusão em Assis; veja como participar

Com mensalidade acessível e registro gratuito, iniciativa promove convivência, valores sociais e integração comunitária

Descrição da imagem

Mundo • 13:43h • 27 de agosto de 2025

Anac orienta sobre o transporte de líquidos em voos internacionais, veja as regras

Exigência de embalagem específica para acondicionar itens na bagagem de mão vale desde 2019, com o objetivo de garantir a segurança de passageiros

Descrição da imagem

Cidades • 13:10h • 27 de agosto de 2025

Cândido Mota realiza audiência pública sobre investimentos culturais pela Política Aldir Blanc

Município promove debate sobre o segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc nesta quarta-feira, com participação aberta a artistas e comunidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:40h • 27 de agosto de 2025

Incêndio florestal no Morro do Diabo deixa anta ferida e caso mobiliza Apass em Assis

Primeiro caso oficial de 2025 no Estado de São Paulo reforça papel da Apass no resgate e cuidado de animais silvestres

Descrição da imagem

Cidades • 12:09h • 27 de agosto de 2025

Entenda como é formado o Conselho Municipal de Turismo de Assis

Órgão reúne poder público, sociedade civil e iniciativa privada e é requisito fundamental para inclusão da cidade no Mapa do Turismo Brasileiro

Descrição da imagem

Educação • 11:35h • 27 de agosto de 2025

USP tem inscrições abertas para residências em áreas da saúde

Programas de residência oferecem bolsas de estudo do Ministério da Saúde no valor mensal de R$ 4.106,09, com início em março de 2026

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?