• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 14:06h • 21 de junho de 2025

Turismo que Protege: junte-se à rede pelas crianças

Apoie a iniciativa do Ministério do Turismo que promove a adesão voluntária de pessoas e instituições comprometidas com um turismo mais ético e responsável

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria do Mtur | Foto: Arquivo Âncora1

A proposta é envolver não apenas os prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, mas também outros atores do turismo — como taxistas, artesãos, artistas, organizações do terceiro setor e órgãos públicos — que podem integrar a rede de proteção e atuar como multiplicadores do Código.
A proposta é envolver não apenas os prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, mas também outros atores do turismo — como taxistas, artesãos, artistas, organizações do terceiro setor e órgãos públicos — que podem integrar a rede de proteção e atuar como multiplicadores do Código.

O Movimento Turismo que Protege vem aumentando suas ações para garantir um turismo seguro e respeitoso às crianças e aos adolescentes. Lançado no II Encontro de Turismo Responsável, em Foz do Iguaçu (PR), ele já conta com o apoio de empresas, organizações, órgãos públicos e outros parceiros que se comprometem a adotar práticas éticas e responsáveis.

“Proteger crianças é um compromisso com o futuro do nosso país”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino. Ele ressalta que a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma violência que afeta tanto as vítimas quanto o desenvolvimento do turismo.

Como participar

O ministério convida a sociedade civil, empresas, destinos turísticos e outras organizações a se unirem ao Movimento, assinando a Carta de Compromisso. A adesão é voluntária e fortalece o envolvimento na prevenção às violações de direitos.

Para participar, é preciso apenas preencher o formulário. Posteriormente, o MTur entrará em contato para dar prosseguimento às adesões.

Você também pode apoiar compartilhando essa iniciativa junto a colegas, empresas e comunidades. A parceria é importante para ampliar essa rede de proteção.

Seu apoio é importante

Ao apoiar o Movimento, você se torna parte de um pacto pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes. É um passo concreto para um turismo mais seguro, ético, inclusivo e sustentável — hoje e nas próximas gerações.

Alinhado ao Código de Conduta Brasil

O Movimento se relaciona diretamente ao Código de Conduta Brasil, que propõe diretrizes para prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes nas atividades turísticas.

Hotéis, guias, agências, taxistas, artesãos, comunidades, organizações da sociedade civil e outros agentes estão sendo chamados a apoiar essa parceria.

Eles também contam com um treinamento online, um manual, podcasts e outras ferramentas para prevenir abusos.

Seja um agente de mudança

Uma atitude simples já faz a diferença: pergunte se o hotel ou a empresa que você contratar é signatário do Código de Conduta. Isso fortalece o envolvimento na prevenção.

E se você souber de qualquer situação suspeita ou confirmação de exploração sexual de crianças ou adolescentes, denuncie pelo Disque 100.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025