Gastronomia & Turismo • 16:18h • 11 de maio de 2025
Turismo sobre trilhos: veja como explorar SP com os Transportes Metropolitanos
Locomotiva a diesel e centros de memória ferroviária são opções de passeios para curtir a data
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

Em celebração ao Dia Nacional do Turismo, celebrado na última quinta-feira (08), e pensando nos passageiros apaixonados por ferrovia e turismo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), separou três opções de passeio oferecidos pela a CPTM e Estrada de Ferro Campos do Jordão, empresas vinculadas à Pasta.
Para os amantes de passeios nostálgicos e históricos, a CPTM possui atrações de trens com destino a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, realizadas por meio de uma locomotiva a diesel fabricada no Brasil nos anos 60. Já a EFCJ oferece atrações históricas como os centros de memória ferroviária.
Expresso Turístico – CPTM
O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi criado em 2009 com intuito de unir a funcionalidade do transporte ferroviário com o encanto e a riqueza cultural de destinos turísticos locais. Os passeios de trem partem da Estação da Luz e têm três opções de destino: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. O passeio do Expresso Turístico é realizado com uma locomotiva a diesel, fabricada no Brasil nos anos 60. Durante a viagem, é possível apreciar a paisagem e conhecer um pouco da história das regiões visitadas durante o trajeto. O embarque é realizado às 8h, com partida às 8h30 da plataforma 1 ou 4 da Estação da Luz, e o retorno das cidades visitadas ocorre às 16h30.
Os ingressos de viagem do Expresso Turístico da CPTM para Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba são vendidos apenas pela internet. Para adquirir o seu, acesse o site: https://expressoturisticocptm.eleventickets.com/#!/home.
Centros de Memória ferroviária
Para os amantes da ferrovia, a Estrada de Ferro Campos do Jordão conta com dois Centros de Memória, um em Campos do Jordão e outro em Pindamonhangaba, que contam parte da centenária história da ferrovia. Os espaços contam com um valioso acervo, com documentos históricos, ferramentas, peças, mobiliário, entre outros itens utilizados na ferrovia na primeira metade do século XX. No Centro de Memória de Campos do Jordão, também está em exposição uma automotriz a gasolina, datada de 1917, que operou na primeira década de funcionamento da EFCJ.
Serviço – Centro de Memória Ferroviária
Campos do Jordão
Funciona todos os dias (incluindo domingos e feriados), das 9h30 às 12h30 e das 14h às 16h30
Localizado ao lado da estação Emílio Ribas.
Endereço: Av. Emílio Ribas, 1.111, Capivari, Campos do Jordão-SP
Pindamonhangaba
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Localizado no térreo da estação Pindamonhangaba.
Endereço: Rua Martin Cabral, 87, Centro, Pindamonhangaba-SP
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor