• Feira da Noite de Assis terá edição nesta terça com início às 17h e show às 19h
  • Assis recebe mais de R$ 726 mil em novo repasse de ICMS do Estado
  • FEMA abre inscrições para o Vestibular de Verão 2026 com curso inédito de Educação Física
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 10:21h • 10 de maio de 2025

TV 3.0 deve ser implementada em breve

Anúncio foi feito pelo novo ministro das Comunicações

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

A nova tecnologia promete qualidade de imagem que pode chegar ao 8K, som imersivo, como no cinema, e ferramentas de segurança e acessibilidade.
A nova tecnologia promete qualidade de imagem que pode chegar ao 8K, som imersivo, como no cinema, e ferramentas de segurança e acessibilidade.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, disse, na quarta-feira (7), que aguarda o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da viagem à Rússia e China, para tratar da implementação da TV 3.0, o novo padrão tecnológico que integra televisão aberta e internet. Hoje, o ex-ministro Juscelino Filho transmitiu o cargo ao novo titular, em cerimônia na sede do ministério, em Brasília.

Em discurso no evento, Juscelino afirmou que o decreto de regulamentação está pronto e será assinado, em breve, pelo presidente Lula e o novo ministro. Siqueira assumiu o cargo no fim de abril após Juscelino deixar o posto por ter sido denunciado por supostos desvios em emendas parlamentares quando ele era deputado federal.

“Temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica na TV e no setor, um grande saldo tecnológico democrático que vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando o seu papel como serviço gratuito, aberto e de qualidade”, disse Siqueira.

Com a TV 3.0, a escolha de canais será substituída por aplicativos, que podem disponibilizar conteúdo ao vivo ou por demanda, tornando a navegação mais interativa.

Além disso, a nova tecnologia promete qualidade de imagem que pode chegar ao 8K, som imersivo, como no cinema, e ferramentas de segurança e acessibilidade.

A interatividade pode permitir conexão direta com serviços públicos pela televisão e proporcionar também novos modelos de negócios, por meio da oferta e consumo de propagandas e ambiente de compra e venda.

Para essa migração, a indústria deverá atuar na produção de equipamentos e conversores para que seja efetivada a integração dos sinais abertos com a internet.

A nova tecnologia foi enaltecida pelo presidente Lula em evento no início de abril. “Vem aí a TV 3.0, um sistema que vai promover o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Com isso, a população brasileira terá acesso a uma televisão de última geração, com imagens e som de altíssima definição. Isso significa mais informação e mais qualidade para os brasileiros”, afirmou Lula.

Inclusão digital

A cerimônia desta quarta-feira, no Ministério das Comunicações, contou com a presença de diversos ministros de Estado, parlamentares e representantes do setor. Assim como Juscelino Filho, o novo ministro foi indicado pelo União Brasil, partido aliado do governo.

Siqueira afirmou que deve manter a equipe que já está atuando na pasta. “A nossa ideia, agora, é acelerar as entregas, por isso que a gente precisa manter um time extremamente qualificado, que foi construído até então, para que a gente possa acelerar, entregar a política pública de inclusão digital, que foi a missão que o presidente Lula nos deu”, disse.

Ele citou diversos projetos em andamento no ministério, entre eles o Escolas Conectadas e a expansão da rede 5G pelo país. “Essa é uma agenda que não é só da tecnologia, mas que é fundamentalmente social porque tem impacto direto na vida de cada pessoa”, disse.

“Internet é hoje uma condição de infraestrutura básica de desenvolvimento do país para acesso à educação, à saúde, o trabalho e para o pleno exercício da cidadania. Por isso, o Ministério das Comunicações precisa estar sempre em sintonia com as políticas públicas que priorizam os mais vulneráveis. Entendemos que investimentos em tecnologia melhoram a gestão pública, os indicadores sociais e a qualidade de vida das pessoas”, acrescentou o ministro.

Graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco, Frederico de Siqueira Filho tem mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações, dos quais 21 anos dedicados à empresa Oi, exercendo cargos de liderança nas áreas de operações, planejamento, institucional regulatório e comercial.

Antes de assumir o Ministério das Comunicações, ele estava no comando da Telebras desde maio de 2023. Quem deve assumir a empresa, agora, é o atual diretor Técnico-Operacional, André Leandro Magalhães.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 14:36h • 16 de dezembro de 2025

Barulho, pets e obras levam conflitos de condomínio à Justiça

Disputas por ruídos, reformas irregulares e regras internas estão entre as principais causas de ações judiciais e indenizações em áreas urbanas

Descrição da imagem

Economia • 14:00h • 16 de dezembro de 2025

Como evitar erros e liberar créditos de ICMS no agronegócio paulista

Sistema da Fazenda paulista permite transformar crédito de ICMS em liquidez, porém falhas documentais seguem como principal obstáculo, alerta especialista

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:27h • 16 de dezembro de 2025

Poupatempo expande plataforma digital para tornar serviços públicos mais acessíveis

Plataforma concentra atendimento digital em áreas como saúde, documentos, educação, trânsito e serviços municipais em todo o Estado

Descrição da imagem

Economia • 13:01h • 16 de dezembro de 2025

Mesada ainda supera investimento no futuro dos filhos, aponta pesquisa

Levantamento mostra que 39% dos pais dão mesada, mas apenas 28% investem para objetivos de longo prazo, cenário que abre espaço para educação financeira desde a infância

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:42h • 16 de dezembro de 2025

Feira da Noite de Assis terá edição nesta terça com início às 17h e show às 19h

Evento na Praça da Bandeira reúne produtores, alimentação e atrações musicais; Âncora1 orienta público a acompanhar atualizações nas redes sociais em caso de chuva

Descrição da imagem

Cidades • 12:38h • 16 de dezembro de 2025

Retrospectiva: como o Pix se tornou dominante no sistema financeiro brasileiro

Sistema respondeu por 39% das transações e movimentou R$ 13 trilhões no semestre; Pix Automático e agendamento inteligente marcaram a virada do ano

Descrição da imagem

Economia • 12:09h • 16 de dezembro de 2025

Planejamento define sucesso de bares e restaurantes nas confraternizações

Especialista aponta que menus fechados, pacotes de bebidas e divulgação antecipada são decisivos para transformar a alta demanda de dezembro em lucro e fidelização

Descrição da imagem

Saúde • 11:51h • 16 de dezembro de 2025

SP convoca população para doar sangue antes das festas de fim de ano

Para encontrar o hemocentro mais próximo pelo basta acessar o aplicativo do Poupatempo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025