Educação • 08:42h • 04 de fevereiro de 2026
Univesp oferece mais de 24 mil vagas no Vestibular 2026
Opções são distribuídas em 456 polos de todo o estado; são dez cursos ofertados, entre eles, o novo Bacharelado em Inteligência Artificial; inscrições vão até 11/03 e devem ser realizadas pelo site: vestibular.univesp.br
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), abriu na segunda-feira (2), às 10h, as inscrições para o Vestibular 2026, com 24.029 vagas gratuitas distribuídas em 456 polos, localizados em 386 municípios da capital, interior e litoral paulista. As oportunidades estão organizadas em três eixos — Licenciatura, Computação e Negócios e Produção — e contemplam 10 cursos de graduação, incluindo o novo curso de Bacharelado em Inteligência Artificial.
As inscrições seguem até 11 de março, às 23h59, exclusivamente pelo site vestibular.univesp.br. A prova, composta por questões objetivas e redação, será aplicada em 26 de abril, às 13h. Os locais de prova serão divulgados em 15 de abril, e o início das aulas está previsto para o fim de junho de 2026. Neste ano, a Univesp também ofereceu 2.956 vagas por meio do Provão Paulista.
Distribuição das vagas e cursos
Do total de vagas, a Univesp oferece cursos nos eixos de Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia), Computação (Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Inteligência Artificial) e Negócios e Produção (Administração, Engenharia de Produção e Processos Gerenciais). A distribuição detalhada das vagas por polo e município está disponível em tabela oficial divulgada pela universidade.
A taxa de inscrição é de R$ 47,50. Podem participar candidatos sem limite de idade, desde que tenham concluído o ensino médio ou estejam com a conclusão prevista até o período da matrícula. O processo seletivo conta com pontuação acrescida para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) e para quem cursou o ensino médio em escola pública. Também é possível informar notas do Enem 2023, 2024 e 2025, que podem ser consideradas na nota final.
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar isenção da taxa entre os dias 2 e 6 de fevereiro. No mesmo período, também é possível pedir redução de 50% da taxa, conforme critérios previstos em lei estadual.
Os cursos são totalmente gratuitos e realizados a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com apoio presencial nos polos para provas, atividades em grupo e serviços acadêmicos. Segundo a Univesp, o modelo busca ampliar o acesso ao ensino superior público e gratuito em todas as regiões do estado de São Paulo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita