Saúde • 08:31h • 20 de janeiro de 2026
Vacina da dengue do Instituto Butantan previne contra todos os tipos da doença
Imunizante que é o primeiro do mundo em dose única começou a ser aplicado no domingo (18)
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, do Governo de São Paulo, começou a ser aplicada, no último domingo (18), em Botucatu, no interior paulista. O imunizante é tetravalente, protege contra os quatro sorotipos do vírus e é o primeiro do mundo em dose única. A cidade foi uma das três escolhidas pelo Ministério da Saúde para o estudo de impacto da imunização.
Composta pelos quatro sorotipos da dengue, a vacina demonstrou segurança e eficácia tanto em pessoas que já tiveram a doença quanto naquelas sem infecção prévia. As reações observadas foram, em sua maioria, leves ou moderadas, como dor e vermelhidão no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos graves relacionados ao imunizante foram raros, e todos os casos evoluíram para recuperação.
A aprovação pela Anvisa foi baseada nos resultados de cinco anos de acompanhamento do ensaio clínico de fase 3. Entre pessoas de 12 a 59 anos, a vacina apresentou eficácia geral de 74,7%, proteção de 91,6% contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações. O estudo, realizado entre 2016 e 2024, envolveu mais de 16 mil voluntários de 14 estados brasileiros, com resultados publicados em revistas científicas internacionais.
A vacina será distribuída na forma liofilizada, em pó, o que facilita o transporte e o armazenamento. Após a reconstituição, o imunizante precisa apenas de refrigeração padrão, entre 2°C e 8°C, a mesma utilizada pela maioria das vacinas do Programa Nacional de Imunizações. Essa característica aumenta a estabilidade do produto, reduz perdas e permite a formação de estoques estratégicos.
Produzida em São Paulo, a vacina do Butantan deverá abastecer todo o país, com previsão de produção de até 30 milhões de doses por ano.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita