Educação • 11:00h • 30 de abril de 2025
Veja como a nota do Enem dá acesso ao ensino superior. E como pedir isenção da taxa de inscrição
Notas podem ser usadas nos processos seletivos Sisu, Prouni e Fies. Participantes que se enquadram nos critérios podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia (2)
Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, oferecendo diversas possibilidades aos participantes: conquistar uma vaga em universidades públicas, obter bolsas em instituições privadas ou financiar os estudos por meio de programas do governo federal.
Com a nota do Enem, os estudantes podem disputar vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conquistar bolsas de 50% a 100% com o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiar a graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também são aceitas em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, que têm convênio com o Inep.
No Sisu, há vagas em universidades e institutos federais — metade delas reservadas a alunos da rede pública —, além de oportunidades em instituições estaduais e municipais. Já o Prouni garante bolsas em faculdades particulares e, com o Fies, é possível obter crédito estudantil com condições facilitadas.
Estudantes do 3º ano do ensino médio que participam do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), também podem receber um incentivo de R$ 200 ao comparecer aos dois dias de prova. O pagamento é feito após a conclusão do ensino médio.
Isenção de taxa: prazo estendido
O MEC e o Inep prorrogaram até 2 de maio o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem. A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, com login gov.br.
Têm direito à isenção:
- Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas (em 2025);
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo;
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Justificativa de ausência
Quem faltou aos dois dias de prova do Enem 2024 e deseja fazer o exame gratuitamente em 2025 deverá apresentar uma justificativa de ausência. Mesmo com a isenção concedida, será necessário realizar a inscrição, em data que ainda será divulgada pelo MEC.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor