• Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
  • Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira
  • Carreta Pegasus retorna ao Natal de Assis com programação de 15 a 19 de dezembro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 15:36h • 02 de junho de 2025

Veja como a Polícia Científica de SP identifica drogas

Processo criminal depende das análises para confirmar as substâncias ilícitas e garantir precisão às investigações

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: SSP

Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial.
Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial.

As análises realizadas pelo Núcleo de Exames de Entorpecentes do Instituto de Criminalística da Polícia Científica são fundamentais para confirmar substâncias ilícitas e garantir que investigações sigam com precisão durante todo o processo criminal.

Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial. Sem essa análise técnica, não há como comprovar legalmente sua composição ou classificação como droga ilícita.

Em São Paulo, esse trabalho é realizado pelo Núcleo de Exames de Entorpecentes do Instituto de Criminalística da Polícia Científica, responsável por identificar e documentar cada substância apreendida pelas forças de segurança do estado.

Esse procedimento não apenas sustenta processos judiciais, mas também protege direitos fundamentais. “Sem laudo, não há crime relacionado a drogas, há apenas uma suspeita. O material só é considerado droga a partir do laudo pericial identificando uma substância proibida”, explicou a diretora do Núcleo de Exames de Entorpecentes, a perita Camila Delanesi Guedes. É esse princípio que torna os registros periciais essenciais para o sistema de Justiça paulista.


Após as apreensões feitas pelas forças de segurança para assegurar o combate ao tráfico de drogas no estado, os entorpecentes são encaminhados para análise. Depois de recebidas, as substâncias são separadas para o início da perícia, que começa determinando a quantidade e o peso líquido, sem as embalagens.

Existem vários métodos para constatar a presença de substâncias ilícitas, como o Tetrahidrocanabinol (THC), presente na maconha, por exemplo. O primeiro funciona por meio de reações químicas, chamado cromatografia em camada delgada. A droga é extraída da substância e transformada em líquido, sendo então colocada dentro de uma cuba, onde é misturada com produtos químicos. Ao entrar em contato com o THC, a substância reage. Depois de seca, é aplicado um líquido revelador. Quanto mais forte a cor, maior a quantidade da substância ilícita presente na droga. O teste leva, em média, 20 minutos.


Com o apoio da tecnologia, é possível identificar outras drogas, como a cocaína, o ecstasy e até mesmo as drogas K. Já em estado líquido, elas são colocadas em uma máquina que consegue separar partículas sólidas e, então, apenas o líquido é analisado. Uma das máquinas usadas para identificar as drogas é chamada de cromatógrafo gasoso com espectrômetro de massas que, por meio de gráficos, consegue ler os componentes presentes nas substâncias. Essa leitura também pode ser feita com uma máquina a laser que, ao examinar a droga, consegue constatar os componentes da substância, ainda que de forma bruta (sólida).

“Esse trabalho é de suma importância, não só para a Justiça brasileira, mas também para o combate ao crime do tráfico de drogas, identificando com precisão a materialidade do delito. Não há prisão sem laudo científico”, completou a perita. Ao todo, no primeiro trimestre deste ano, cerca de 9,7 toneladas de drogas foram analisadas e aproximadamente 4,2 mil laudos emitidos.

Após a análise, a droga é encaminhada à Polícia Civil, que realiza os trâmites para a incineração em um forno industrial. 


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:02h • 15 de dezembro de 2025

Nova espécie da Mata Atlântica recebe nome de Lula em estudo liderado pela Unesp

Pequeno sapo de montanha do gênero Brachycephalus foi apresentado em artigo da PLOS ONE por equipe internacional e reforça alerta sobre a conservação do bioma

Descrição da imagem

Saúde • 19:29h • 15 de dezembro de 2025

Levantamento aponta alterações anatômicas em 64% dos homens após cirurgia de próstata

Estudo com quase 2 mil pacientes indica curvaturas, afinamento e redução peniana, além de alta incidência de disfunção erétil no pós-operatório

Descrição da imagem

Educação • 18:38h • 15 de dezembro de 2025

ITA 2026 expõe desigualdade de gênero em um dos vestibulares mais difíceis do país

Apenas 6% dos aprovados são mulheres em seleção que reuniu mais de 10 mil candidatos para 180 vagas

Descrição da imagem

Variedades • 17:30h • 15 de dezembro de 2025

Fique Esperto: saiba como se proteger de golpes digitais neste fim de ano

Última campanha de 2025 do Movimento #FiqueEsperto, da Anatel e parceiras, orienta consumidores a adotar práticas seguras nas compras online

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:03h • 15 de dezembro de 2025

Assis Anime Fest 2025 reúne público diverso e consolida evento como principal encontro geek da cidade

Mesmo com domingo chuvoso, edição de 2025 atraiu adolescentes, jovens e famílias inteiras, com jogos, cosplay, cultura pop e programação contínua em espaço coberto

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:41h • 15 de dezembro de 2025

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas

Para aproveitar a diversão com segurança, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) alerta para os cuidados essenciais na prevenção de afogamentos em piscinas — um tipo de ocorrência frequente, especialmente envolvendo crianças pequenas

Descrição da imagem

Educação • 16:16h • 15 de dezembro de 2025

Unesp abrirá mestrado para assentados da reforma agrária e quilombolas em 2026

Turma especial terá 20 vagas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial, em parceria com o Incra, e edital será lançado no próximo ano

Descrição da imagem

Economia • 15:45h • 15 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025