• SP amplia pedágios automáticos e população reage contra sistema Free Flow
  • Astrônomo brasileiro que participou da missão Apollo 11 explica aurora boreal em documentário inédito
  • Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar
  • Inscrições abertas para curso de operação de tratores agrícolas em Maracaí; vagas limitadas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 15:36h • 02 de junho de 2025

Veja como a Polícia Científica de SP identifica drogas

Processo criminal depende das análises para confirmar as substâncias ilícitas e garantir precisão às investigações

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: SSP

Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial.
Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial.

As análises realizadas pelo Núcleo de Exames de Entorpecentes do Instituto de Criminalística da Polícia Científica são fundamentais para confirmar substâncias ilícitas e garantir que investigações sigam com precisão durante todo o processo criminal.

Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial. Sem essa análise técnica, não há como comprovar legalmente sua composição ou classificação como droga ilícita.

Em São Paulo, esse trabalho é realizado pelo Núcleo de Exames de Entorpecentes do Instituto de Criminalística da Polícia Científica, responsável por identificar e documentar cada substância apreendida pelas forças de segurança do estado.

Esse procedimento não apenas sustenta processos judiciais, mas também protege direitos fundamentais. “Sem laudo, não há crime relacionado a drogas, há apenas uma suspeita. O material só é considerado droga a partir do laudo pericial identificando uma substância proibida”, explicou a diretora do Núcleo de Exames de Entorpecentes, a perita Camila Delanesi Guedes. É esse princípio que torna os registros periciais essenciais para o sistema de Justiça paulista.


Após as apreensões feitas pelas forças de segurança para assegurar o combate ao tráfico de drogas no estado, os entorpecentes são encaminhados para análise. Depois de recebidas, as substâncias são separadas para o início da perícia, que começa determinando a quantidade e o peso líquido, sem as embalagens.

Existem vários métodos para constatar a presença de substâncias ilícitas, como o Tetrahidrocanabinol (THC), presente na maconha, por exemplo. O primeiro funciona por meio de reações químicas, chamado cromatografia em camada delgada. A droga é extraída da substância e transformada em líquido, sendo então colocada dentro de uma cuba, onde é misturada com produtos químicos. Ao entrar em contato com o THC, a substância reage. Depois de seca, é aplicado um líquido revelador. Quanto mais forte a cor, maior a quantidade da substância ilícita presente na droga. O teste leva, em média, 20 minutos.


Com o apoio da tecnologia, é possível identificar outras drogas, como a cocaína, o ecstasy e até mesmo as drogas K. Já em estado líquido, elas são colocadas em uma máquina que consegue separar partículas sólidas e, então, apenas o líquido é analisado. Uma das máquinas usadas para identificar as drogas é chamada de cromatógrafo gasoso com espectrômetro de massas que, por meio de gráficos, consegue ler os componentes presentes nas substâncias. Essa leitura também pode ser feita com uma máquina a laser que, ao examinar a droga, consegue constatar os componentes da substância, ainda que de forma bruta (sólida).

“Esse trabalho é de suma importância, não só para a Justiça brasileira, mas também para o combate ao crime do tráfico de drogas, identificando com precisão a materialidade do delito. Não há prisão sem laudo científico”, completou a perita. Ao todo, no primeiro trimestre deste ano, cerca de 9,7 toneladas de drogas foram analisadas e aproximadamente 4,2 mil laudos emitidos.

Após a análise, a droga é encaminhada à Polícia Civil, que realiza os trâmites para a incineração em um forno industrial. 


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:46h • 28 de agosto de 2025

SP Escola de Teatro abre inscrições para 102 vagas em cursos técnicos

As aulas do curso técnico acontecem presencialmente, nas duas unidades da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt e Brás) nos períodos matutino ou vespertino

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:06h • 28 de agosto de 2025

DJ Zezinho e gastronomia típica animam noite especial da Feira da Família em Tarumã

Feira da Família movimenta Tarumã com música, gastronomia e lazer nesta quinta-feira

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 13:32h • 28 de agosto de 2025

Como escolher um bom azeite: especialista dá dicas para não cair em armadilhas no mercado

Produto é um dos mais falsificados do mundo e leitura atenta do rótulo pode evitar fraudes e garantir benefícios à saúde

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:01h • 28 de agosto de 2025

Advogado de Assis orienta sobre direitos em aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente

Especialista em Direito Previdenciário orienta segurados do INSS sobre benefícios pouco conhecidos que podem garantir mais segurança financeira

Descrição da imagem

Cidades • 12:41h • 28 de agosto de 2025

Tarumã realiza audiência pública para discutir PPA 2026–2029 e LDO 2026 nesta quinta-feira

Encontro acontece às 18h30, na Câmara Municipal, e terá participação aberta à comunidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:10h • 28 de agosto de 2025

Rede Trans de Assis realiza encontro de acolhimento nesta quinta-feira

Reunião acontece hoje, 28 de agosto, no auditório da Secretaria de Saúde, e faz parte do calendário de atividades do segundo semestre

Descrição da imagem

Saúde • 11:12h • 28 de agosto de 2025

Anvisa dará prioridade para registro de semaglutida e liraglutida

Medicamentos têm indicação para diabetes tipo 2 e obesidade

Descrição da imagem

Economia • 10:24h • 28 de agosto de 2025

Prévia da inflação é de -0,14% em agosto, com quedas em alimentação e habitação

IPCA-15 é o menor desde 2022, puxado por baixa de preços em energia e comida, que cai pelo terceiro mês seguido. Em 12 meses, índice é de 4,95% (ante 5,30% observados há um ano)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?